Vivemos em uma sociedade cada vez mais digitalizada. Com o avanço rápido e constante das tecnologias torna-se crucial promover, no âmbito escolar, reflexões sobre as implicações éticas de nossas interações e comportamentos online (Cassol, 2023), visto que essa vivência poderá proporcionar diversos benefícios, tais como: (i) estímulo à reflexão crítica, (ii) redução de comportamentos inadequados online, (iii) melhoria nas habilidades digitais dos alunos, além de, (iv) promoção de cidadania digital. Acreditamos que o PIBID é uma ótima oportunidade para desenvolver práticas inovadoras e colaborativas, com base nisso, o trabalho que apresentaremos tem como objetivo partilhar, com licenciandos de outras instituições de ensino, dispositivos de prática acerca do uso consciente das tecnologias, que construímos junto ao subprojeto interdisciplinar da Letras/UFRRJ/IM “A autonomia, o uso ético dos espaços virtuais e a interdisciplinaridade nas aulas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola: em busca de dirimir defasagens e de ampliar horizontes” (Pacheco, 2019) e aplicamos junto ao Colégio Municipal Monteiro Lobato. Para esse congresso, selecionamos três dispositivos de prática: (i) mural, voltado à exposição de notícias a respeito dos perigos no mundo virtual; (ii) animação, voltada à orientação do uso responsável das tecnologias; (iii) produção de vídeos criativos, que abordam o bom e o mal uso das tecnologias. O ponto vital foi a conscientização do uso tecnológico. Ao final da atividade, percebemos que os aprendizes, a partir de suas experiências, foram capazes de desenvolver uma perspectiva crítica associando suas vivências à atividade proposta.