OLIVEIRA, Amurabi. Contribuições de ruth benedict para o debate educacional. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/102712>. Acesso em: 21/11/2024 22:27
A relação entre a antropologia e a educação é marcada por inúmeras tensões (Gusmão, 1997), especialmente em determinados debates, como aquele que envolve a apropriação da etnografia nas pesquisas educacionais (Valente, 1996; Oliveira, 2013, 2023). Todavia, é necessário enfatizar que desde o surgimento das primeiras pesquisas antropológicas, a reflexão em torno dos processos de ensino e de aprendizagem colocam-se no centro das atenções dos antropólogos, algo ainda mais evidenciado nos trabalhos de Franz Boas (1858-1942), Margaret Mead (1901-1978) e Ruth Benedict (1887-1948), vinculados à chamada escola culturalista. Ainda que os trabalhos de Mead e de Boas ganhem mais proeminência quando nos referimos às pesquisas sobre educação em antropologia, algumas das obras mais emblemáticas de Benedict como Padrões de Cultura (2005 [1934]) e o Crisântemo e a Espada (1972 [1946]) possuem uma parte significativa dedicada à análise dos processos de aprendizagem, algo realizado por meio de um amplo diálogo com a ideia de padrões culturais. Também se destaca em sua obra as contribuições para o debate sobre Neste trabalho, busco analisar as contribuições do trabalho de Ruth Benedict para o campo educacional, refletindo de forma mais ampla sobre a contribuição desse trabalho para a formação de professores. Qual o lugar da antropologia, e mais especificamente da obra de Benedict, na formação de professores?