A interdisciplinaridade possibilita a integração de diversas áreas do conhecimento através de atividades que podem ser desenvolvidas de forma prática, de modo a possibilitar uma relação entre várias áreas do conhecimento. Dessa forma foi desenvolvido um trabalho, que visa debater o uso de metodologias integradas ao ensino interdisciplinar entre biologia e a química, com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do turno noturno da Escola Estadual São Vicente (São Vicente do Sul), por meio do desenvolvimento de uma aula prática sobre os sistemas do corpo humano, realizada pelos residentes seguindo as perspectivas do Programa Residência Pedagógica (PRP). Foi desenvolvido uma oficina interdisciplinar na escola, para mostrar aos estudantes que existem diversas formas de aprendizagem, e que é possível criar atividades diferenciadas para melhor compreensão dos estudantes sobre os assuntos apresentados. A relação entre teoria e prática é fundamental para o crescimento profissional do discente, uma vez que, a realidade em sala de aula pode ser diferente do descrito teoricamente, sendo necessário ter o conhecimento para reavaliar os métodos de ensino. O uso da ludicidade, ressalta a importância de relacionar os conhecimentos prévios dos alunos e suas atividades cotidianas ao ensino de ciências, por meio de jogos, e atividades lúdicas que servem como ferramenta para uma melhor associação dos conteúdos, promovendo tanto o crescimento do discente em sua atuação profissional, como levantando novas possibilidades para o processo de ensino aprendizagem.