Este trabalho objetiva relatar a experiência dos graduandos do curso de Letras Português e Espanhol da Universidade Federal do Espírito Santo no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O subprojeto PIBID Espanhol tem como foco o estudo da Literatura Hispânica nas aulas de língua espanhola em três escolas de ensino médio da rede pública. As vivências que serão expostas aqui ocorreram nas escolas estaduais EEEFM Sizenando Pechincha e EEEM Escola Estadual. Nosso relato está baseado em obras de autores como Cândido (2011) e Freire (1990), que tratam os processos de aprendizagem e literatura. Além disso, estudos teóricos foram conduzidos por meio de reuniões quinzenais com a supervisora Cláudia Paulino de Lanis Patricio e palestras de especialistas, como Maria Mirtis Caser, que discutiu contos escritos por mulheres, e Rosimeire Darc Cardoso, sobre literatura digital. Um cronograma diversificado abrangeu o ensino do espanhol, literatura e debates sobre teorias do conto com os pibidianos. Abordou também língua estrangeira e obras específicas, como "Teoria do Conto" de Nádia Batella. Tais atividades incluíram discussões sobre letramento literário, dinâmicas entre professores e alunos e abordagens dialógicas para ensino de literatura no ensino médio. A variedade de atividades enriqueceu o aprendizado e promoveu a inovação educacional. Os alunos se beneficiaram de suporte individualizado, contribuindo para sua formação acadêmica por meio de experiências práticas. Em síntese, o PIBID Espanhol, com enfoque na Literatura Hispânica, promoveu um ambiente educacional enriquecedor de aprendizado, unindo teoria e prática para uma educação mais inovadora.