O âmbito educacional nos últimos anos tem passado por mudanças significativas após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), propugnadas por interesses privatistas e mercadológicos ligados ao sistema capitalista, tratando mais especificamente da reforma do ensino médio, e nesse processo, a estrutura curricular foi alterada e, consequentemente, a disciplina de História passou a ser incorporada como Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Nesse sentido, esse relato traz como objetivo principal relatar as experiências vivenciadas no Centro Educa Mais Paulo VI, demonstrando o trabalho pedagógico desenvolvido pela professora de História e os residentes em disciplinas como História, Projeto de Vida e Eletivas, a partir do trabalho metodológico com a iconografia. A realização dessas atividades nesse contexto de mudanças, ancora-se nas discussões de alguns estudiosos que tratam sobre a Reforma do Novo Ensino Médio, a exemplo de Ramos (2003), Germinari e Mello (2018), Silva e Boutin (2018), entre outros. A metodologia pauta-se na descrição das observações feitas na escolacampo, sob a perspectiva da prática crítico-reflexiva. Neste relato, contemplamos as experiências vivenciadas em sala de aula e os desafios apresentados pela reforma do ensino médio, na qual impactou com uma sobrecarga dos professores e estudantes, além de uma perda significativa do conteúdo de história.