Atividades experimentais são importantes para promover o aprendizado de modo ativo e significativo, possibilitando a compreensão dos fenômenos naturais pelos alunos de forma contextualizada. No Brasil, há uma lei que estabelece uma porcentagem máxima de álcool que pode ser misturada à gasolina. É possível calcular a porcentagem de álcool em uma amostra de gasolina a partir de um experimento simples. Em laboratório, alunos de terceiro ano do ensino médio de uma escola de Uberaba-MG puderam aplicar os conceitos teóricos em um contexto real, manuseando instrumentos de medição de líquidos e realizando cálculos de porcentagem. A prática foi realizada por licenciandos que atuantes no PIBID. Alguns estudantes enfrentaram dificuldades em medir corretamente a leitura dos volumes de gasolina, água e camada separada. Durante o experimento, foram apresentadas vantagens e desvantagens do uso dos combustíveis fósseis. Houve estímulo à consciência ambiental, incentivando a discussão sobre questões ambientais e o uso de fontes renováveis de energia. Os estudantes tiveram a oportunidade de aprimorar habilidades de pesquisa, experimentação e análise de resultados. O experimento pôde ser abordado de forma interdisciplinar, envolvendo temas de química, matemática, física e ciências ambientais, ampliando a compreensão dos estudantes sobre a complexidade do tema. Para os pibidianos, notou-se aprimoramento de habilidades didáticas, como a capacidade de explicar conceitos complexos de forma clara e guiar os alunos na realização dos experimentos, sendo melhor preparados para oferecer aos alunos uma educação mais envolvente, criativa, contextualizada e relevante, conectando a teoria à prática e promovendo a curiosidade científica.