O presente relato aborda a intervenção sobre o gênero textual "cartas", realizada por graduandos em Pedagogia que atuam como bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola municipal em Campo Maior, Piauí. O objetivo dessa intervenção é explorar a utilidade desse gênero no mundo contemporâneo, mesmo em tempos modernos, entendendo a relevância histórica da comunicação por meio de cartas, abrangendo desde o processo de envio até a estruturação básica da construção de uma carta. A sugestão para trabalhar com esse tema partiu do supervisor, sendo prontamente acatada pelos graduandos e bolsistas do programa, que consideraram a proposta fascinante devido às diversas ideias que surgiram durante as reuniões de planejamento. Foram realizadas várias reuniões para planejar as atividades, definir a programação e apresentar propostas de dinâmicas. A intervenção demonstrou ser de grande importância, uma vez que proporcionou momentos de descontração e espontaneidade com o auxílio das dinâmicas, antes de adentrar ao conteúdo técnico. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de ir além da mera audição dos conceitos teóricos, podendo vivenciá-los na prática. A intervenção referente ao gênero textual "cartas" revelou-se um sucesso ao alcançar seus objetivos, promovendo o entendimento desse gênero e oferecendo momentos de aprendizado significativo para os alunos.