GOETHEL, Nicole Sturza et al.. Conexões matemáticas no brasil. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104060>. Acesso em: 21/11/2024 22:16
O objetivo desta pesquisa foi identificar como as conexões matemáticas são inseridas no âmbito escolar brasileiro. Por conexões matemáticas entende-se o estabelecimento de ligações/relações entre diferentes conteúdos matemáticos (conexões intramatemáticas) e da matemática com outras áreas de conhecimento ou com o cotidiano (conexões extramatemáticas), com objetivo do aluno compreender o significado dos conceitos matemáticos estudados. A pesquisa foi qualitativa e foi feita uma revisão bibliográfica, em teses e dissertações no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, usando o descritor “conexões matemáticas”, no período de 2008 até 2022. Foram encontradas 7 teses e dissertações, as quais foram analisadas. Assim, foi realizado um quadro contendo título, ano, curso/instituição, objetivo geral, objetivo específico, problema de pesquisa, autores citados, público alvo, metodologia e atividades desenvolvidas. Por meio da análise, pode-se inferir que o tema conexões matemáticas merece mais estudos. Enquanto na Europa, há uma ênfase maior nas conexões matemáticas relacionadas ao ensino superior e básico, no Brasil o foco está direcionado à formação inicial ou continuada. Nos trabalhos, observou-se dificuldades dos alunos em explicar conexões matemáticas, o que pode denotar falta de entendimento do tema em estudo. Infere-se a importância do uso frequente de atividades envolvendo o uso de conexões intramatemáticas e/ou extramatemáticas, na prática pedagógica do professor, para a compreensão dos conteúdos matemáticos.