A pesquisa "Autoria didática e Profissionalização docente nas práticas do PIBID/UFRJ 2022/2024" tem por objetivo compreender como as práticas pedagógicas desenvolvidas nos subprojetos PIBID/UFRJ 2022/2024 são construídas coletivamente. A pesquisa de cunho qualitativo coletou informações por meio de formulário digital estruturado, que foi respondido pelos Coordenadores de Área do PIBID/UFRJ, que apresentaram algumas das práticas destaques e suas observações sobre todo processo de atividades que realizam. A análise foi construída por meio da criação de categorias que correspondem as a) impressões dos sujeitos, b) o relato de experiências práticas descritas e c) a teorizações do campo (LÜDKE; ANDRÉ, 2013). Como aporte teóricos dialogamos com Bakhtin (1998), Faraco (2005) e Demo (2015), no que se refere a autoria didática. Já em Roldão (2007), Libâneo (2013), Nóvoa (2002) destacamos a importância de a formação profissional dos professores se realizar na articulação entre universidade e escolas. Duas categorias emergiram na pesquisa: 1) A vivência coletiva e em especial tem um impacto positivo na construção da docência; 2) As demandas que aparecem no cotidiano da sala de aula potencializam e tencionam práticas autorais.