A pandemia da COVID-19 trouxe consigo desafios extraordinários ao campo da educação, afetando profundamente o ensino e a aprendizagem em todo o mundo. Este resumo se propõe a examinar os impactos singulares que a pandemia causou no contexto do ensino de Geografia na Escola de Ensino Fundamental Terezinha Miguéis, localizada na zona urbana de Rio Branco. Além disso, ele destaca a importância fundamental de compreender como esses impactos moldaram o cotidiano e o desempenho acadêmico dos estudantes desta instituição. No decorrer deste estudo, exploraremos também as estratégias e metodologias de ensino adotadas pelos docentes e bolsistas da Residência Pedagógica da UFAC, no período pós-pandemia da COVID-19. Um dos principais objetivos é destacar como essas estratégias desempenharam um papel crucial na manutenção do envolvimento e motivação dos alunos. Numa altura em que a educação enfrenta desafios sem precedentes, a análise destas abordagens pedagógicas emergentes pode fornecer informações valiosas sobre como adaptar e fortalecer o processo educativo face à adversidade global. Além disso, foram analisadas as consequências da pandemia na educação, especialmente nas aulas de Geografia, mas também é destacada a resiliência e a capacidade de inovação de educadores e alunos que continuaram trilhando o caminho do conhecimento mesmo diante de tempos incertos. Através desta análise espera-se contribuir para a construção de um futuro educacional mais resiliente e adaptável.