Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

VIVÊNCIAS DO COTIDIANO ESCOLAR: A EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - CAMPUS CHAPECÓ

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103503
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 976
    "inscrito_id" => 1501
    "titulo" => "VIVÊNCIAS DO COTIDIANO ESCOLAR: A EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - CAMPUS CHAPECÓ"
    "resumo" => "Este artigo relata a experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. O Programa compreende o período de outubro de 2022 a março de 2023, em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, e caracteriza-se como uma importante ação universitária, uma vez que proporciona a aproximação da universidade com o cotidiano escolar. Desse modo, temos como objetivo apresentar um dos projetos desenvolvidos na escola, intitulado “Educação e empreendedorismo: a escola enquanto espaço de conhecimento, sociabilidade, criatividade e sustentabilidade”. Metodologicamente, utilizamos os Três Momentos Pedagógicos, propostos por Delizoicov e Angotti (1990) e investigados por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), com origem na concepção de Paulo Freire (1987). Como resultados, obtivemos a produção manual de brinquedos com materiais recicláveis, como uma atividade que oportunizou a interação e a troca de vivências e saberes entre as professoras e os alunos. Obtivemos neste recorte a inclusão dos educandos com deficiência intelectual, bem como a dos não alfabetizados, realizada por meio de aulas expositivas e dialogadas. Desta forma, os estudantes conseguiram acompanhar e expor a sua opinião. Concluímos que esta experiência agregou substancialmente a formação inicial das acadêmicas do Curso de Licenciatura em Pedagogia."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1501_TB976_15112023153530.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE VICTÓRIA CORADI GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "Caroline Coradi"
    "autor_email" => "caroliinevictoriia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103503
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 976
    "inscrito_id" => 1501
    "titulo" => "VIVÊNCIAS DO COTIDIANO ESCOLAR: A EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - CAMPUS CHAPECÓ"
    "resumo" => "Este artigo relata a experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. O Programa compreende o período de outubro de 2022 a março de 2023, em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, e caracteriza-se como uma importante ação universitária, uma vez que proporciona a aproximação da universidade com o cotidiano escolar. Desse modo, temos como objetivo apresentar um dos projetos desenvolvidos na escola, intitulado “Educação e empreendedorismo: a escola enquanto espaço de conhecimento, sociabilidade, criatividade e sustentabilidade”. Metodologicamente, utilizamos os Três Momentos Pedagógicos, propostos por Delizoicov e Angotti (1990) e investigados por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), com origem na concepção de Paulo Freire (1987). Como resultados, obtivemos a produção manual de brinquedos com materiais recicláveis, como uma atividade que oportunizou a interação e a troca de vivências e saberes entre as professoras e os alunos. Obtivemos neste recorte a inclusão dos educandos com deficiência intelectual, bem como a dos não alfabetizados, realizada por meio de aulas expositivas e dialogadas. Desta forma, os estudantes conseguiram acompanhar e expor a sua opinião. Concluímos que esta experiência agregou substancialmente a formação inicial das acadêmicas do Curso de Licenciatura em Pedagogia."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1501_TB976_15112023153530.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE VICTÓRIA CORADI GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "Caroline Coradi"
    "autor_email" => "caroliinevictoriia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este artigo relata a experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. O Programa compreende o período de outubro de 2022 a março de 2023, em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, e caracteriza-se como uma importante ação universitária, uma vez que proporciona a aproximação da universidade com o cotidiano escolar. Desse modo, temos como objetivo apresentar um dos projetos desenvolvidos na escola, intitulado “Educação e empreendedorismo: a escola enquanto espaço de conhecimento, sociabilidade, criatividade e sustentabilidade”. Metodologicamente, utilizamos os Três Momentos Pedagógicos, propostos por Delizoicov e Angotti (1990) e investigados por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), com origem na concepção de Paulo Freire (1987). Como resultados, obtivemos a produção manual de brinquedos com materiais recicláveis, como uma atividade que oportunizou a interação e a troca de vivências e saberes entre as professoras e os alunos. Obtivemos neste recorte a inclusão dos educandos com deficiência intelectual, bem como a dos não alfabetizados, realizada por meio de aulas expositivas e dialogadas. Desta forma, os estudantes conseguiram acompanhar e expor a sua opinião. Concluímos que esta experiência agregou substancialmente a formação inicial das acadêmicas do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.