Este artigo relata a experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. O Programa compreende o período de outubro de 2022 a março de 2023, em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, e caracteriza-se como uma importante ação universitária, uma vez que proporciona a aproximação da universidade com o cotidiano escolar. Desse modo, temos como objetivo apresentar um dos projetos desenvolvidos na escola, intitulado “Educação e empreendedorismo: a escola enquanto espaço de conhecimento, sociabilidade, criatividade e sustentabilidade”. Metodologicamente, utilizamos os Três Momentos Pedagógicos, propostos por Delizoicov e Angotti (1990) e investigados por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), com origem na concepção de Paulo Freire (1987). Como resultados, obtivemos a produção manual de brinquedos com materiais recicláveis, como uma atividade que oportunizou a interação e a troca de vivências e saberes entre as professoras e os alunos. Obtivemos neste recorte a inclusão dos educandos com deficiência intelectual, bem como a dos não alfabetizados, realizada por meio de aulas expositivas e dialogadas. Desta forma, os estudantes conseguiram acompanhar e expor a sua opinião. Concluímos que esta experiência agregou substancialmente a formação inicial das acadêmicas do Curso de Licenciatura em Pedagogia.