A resolução de situações-problema pode ser considerada uma alternativa para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos, principalmente para os alunos dos anos iniciais, que, na maioria das vezes, encontram dificuldades nas quatro operações básicas (subtração, adição, divisão e multiplicação). Isso pode gerar aversão à disciplina, dificultando ainda mais o processo de aprendizagem. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas, em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, envolvendo situações-problema para o ensino e a aprendizagem das operações básicas da matemática. Para isso, utilizamos a abordagem metodológica qualitativa, relatos de experiências e os diários de bordo. Como referencial teórico, selecionamos autores e documentos que tratam dessa temática, dentre eles: Pontes (2019), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), Soares (2001) e Dante (1998). Concluímos que a resolução de situações-problema pode ser eficaz para a consolidação dos saberes matemáticos e para a construção do pensamento lógico-matemático. Assim, utilizando o método de resolução de problemas, o aluno pode ser capaz de compreender o problema, elaborar um plano, executá-lo e fazer um retrospecto, verificando se a solução encontrada foi coerente.