O TANGRAM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103314 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 747 "inscrito_id" => 1208 "titulo" => "O TANGRAM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL" "resumo" => "Quando falamos em ensino e aprendizagem de matemática, um dos recursos didáticos que surgem são os jogos, que podem contribuir para o desenvolvimento de determinadas competências e habilidades. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é descrever sobre a utilização do Tangram no auxílio do ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública, do município de Marabá, no estado do Pará. Para isso, utilizamos a abordagem metodológica qualitativa, os relatos de experiências e os diários de bordo. Como referencial teórico, selecionamos autores e documentos que tratam da temática, dentre eles: Santos (2020), Pontes (2019), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), Elorza e Fürkotter (2016), Lorenzato (2006), Grando (1995), Fiorentini e Miorim (1990). Em suma, Concluímos que o jogo Tangram pode desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade, o pensamento rápido, a paciência e a persistência dos estudantes. Constatamos que durante as tentativas de montá-lo, apesar das dificuldades dos alunos em relação à matemática, eles tinham vontade de aprender e insistiam na finalização do jogo, o que revelou que esse pode ser um recurso auxiliar na aprendizagem de conteúdos matemáticos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1208_TB747_17112023090702.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NICOLI MENEZES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "NICOLI MENEZES" "autor_email" => "nicolimenezes@unifesspa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103314 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 747 "inscrito_id" => 1208 "titulo" => "O TANGRAM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL" "resumo" => "Quando falamos em ensino e aprendizagem de matemática, um dos recursos didáticos que surgem são os jogos, que podem contribuir para o desenvolvimento de determinadas competências e habilidades. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é descrever sobre a utilização do Tangram no auxílio do ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública, do município de Marabá, no estado do Pará. Para isso, utilizamos a abordagem metodológica qualitativa, os relatos de experiências e os diários de bordo. Como referencial teórico, selecionamos autores e documentos que tratam da temática, dentre eles: Santos (2020), Pontes (2019), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), Elorza e Fürkotter (2016), Lorenzato (2006), Grando (1995), Fiorentini e Miorim (1990). Em suma, Concluímos que o jogo Tangram pode desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade, o pensamento rápido, a paciência e a persistência dos estudantes. Constatamos que durante as tentativas de montá-lo, apesar das dificuldades dos alunos em relação à matemática, eles tinham vontade de aprender e insistiam na finalização do jogo, o que revelou que esse pode ser um recurso auxiliar na aprendizagem de conteúdos matemáticos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1208_TB747_17112023090702.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NICOLI MENEZES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "NICOLI MENEZES" "autor_email" => "nicolimenezes@unifesspa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }