Este relato de experiência baseia-se em um Estudo de Caso, vivenciado as atividades do Subprojeto de História e Letras. O objetivo é descrever, por meio de uma abordagem qualitativa, as observações em sala e como elas impulsionaram reflexões sobre as práticas docentes, a desconstrução de estereótipos culturais e a valorização da diversidade cultural brasileira. O plano de aula dos Pibidianos teve como objetivo pedagógico contextualizar e discutir sobre a importância da cultura e resistência indígenas na formação da sociedade brasileira, além de verificar os conhecimentos prévios do 7º ano da escola-campo. A teoria que guiou as atividades foi a Pedagogia Histórico-Crítica, de Dermeval Saviani (2003), com o intuito de fazer com que o aluno seja capaz de conectar os estudos realizados à realidade social a qual faz parte. Por meio de uma análise das observações e da interação na sala de aula, mostra-se como ainda há marcas de indiferença e desconhecimento sobre o tema. Dessa forma, por mais que existam leis que façam ao máximo a tentativa de preservação desses povos originários, vemos como o preconceito e o desconhecimento sobre o tema ainda precisam de debate mais aprofundado na formação docente.