O presente artigo trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física participantes do Programa Residência Pedagógica e atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede municipal da cidade do Rio Grande. O objetivo do relato é apresentar e analisar as contribuições das ações com o ensino do Kickball, um esporte caracterizado como não convencional, nas aulas de Educação Física de turmas do 3°, 4° e 5° ano. Para a construção da escrita foram utilizados registros das aulas e reuniões realizadas durante as semanas em que estava sendo desenvolvida a modalidade do Kickball. Assim, destaca-se as contribuições da utilização de esportes não convencionais nas aulas e os potenciais resultados que esses podem proporcionar para o desenvolvimento biopsicossocial das crianças. Para além disso, ressalta-se a reflexão acerca da utilização dessas modalidades, contribuindo para a ampliação de possibilidades de ensino. Por fim, considera-se a necessidade do desenvolvimento desses conteúdos que possibilitam às crianças um novo mundo de saberes e imaginação que deve ser explorado.