A sociedade contemporânea está vivenciando uma série de transformações e inovações tecnológicas. Esses fatores estão modificando os indivíduos e, consequentemente, o ambiente escolar. Diante do exposto, este trabalho objetiva investigar a perspectiva de discentes e docentes sobre o uso de vídeos em sala e os possíveis desafios e potencialidades proporcionadas pela utilização desse recurso. Nesse viés, a metodologia utilizada foi a pesquisa de campo realizada com sujeitos de escolas públicas do município de Panambi-RS, diante de dois questionários, idealizados na plataforma do Google forms e disponibilizados aos sujeitos via link pelo WhatsApp. As devolutivas obtidas foram analisadas à luz do método hermenêutico-dialético proposto por Minayo (1992) e organizadas a partir do viés dos sujeitos docentes e discentes. De acordo com os resultados, foi possível analisar que o uso dos vídeos está presente na vida dos estudantes e na maioria dos professores, além de ser concebível visualizar as potencialidades proporcionadas por este recurso no processo de ensino e aprendizagem dentro do âmbito escolar. Além do mais, os vídeos proporcionam ao discente uma aproximação com a realidade, viabilizando ser uma aliada no processo educacional, afinal, o aluno encontra-se no contexto tecnológico e o educador pode utilizar este recurso para tornar as aulas mais atraentes e significativas.