O presente artigo é fruto da experiência obtida através do subprojeto História, pertencente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Campus Natal Central. Nele, refletimos sobre as nossas vivências como alunos bolsistas do PIBID (doravante, pibidianos), bem como abordamos os resultados obtidos pelo processo de ensino-aprendizagem da disciplina história, o qual foi desenvolvido em uma turma do 6º ano da Escola Estadual Maria Cristina (EEMC), que é contemplada pelo programa. Este trabalho é produto das visões dos pibidianos em exercício de docência assistida. Nesse sentido, nosso recorte se detém à análise de duas apresentações específicas, a saber: a produção e declamação de um poema; e a escrita e encenação de uma peça teatral. Ambas tiveram como temática o combate ao racismo e foram apresentadas durante a Gincana Estudantil da escola, como parte da programação da Semana do Estudante da EEMC. O tema central desse evento foi identidade, realizado em agosto de 2023, na cidade de Parnamirim - RN.