O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Ministério da Educação (MEC), proporciona aos estudantes matriculados em cursos de Licenciatura, a oportunidade de vivenciar a docência em escolas públicas, além de ofertar bolsas de estudos aos contemplados pelo programa. Objetivou-se discorrer na pesquisa, quais são as contribuições do ciclo de formação pedagógica oferecida dentro do PIBID/MATEMÁTICA para a aprendizagem da docência na formação inicial. Desse modo, o estudo aplicado baseia-se no método qualitativo, onde as metodologias desenvolvidas para a promoção e busca do aprimoramento profissional dos licenciandos, se deu por meio do desenvolvimento de formações pedagógicas. Com essas ações, proporcionou-se orientações e aprendizados aos licenciandos participantes do programa, sendo ofertadas por meio do recurso online Google Meet, como também, presencialmente. Os resultados sinalizam que o PIBID tem contribuído significativamente para a aprendizagem da docência dos formandos em Matemática por ensejar a imersão em diversas atividades de aprendizagem à docência e iniciação à pesquisa. Além disso, as formações proporcionaram o compartilhar de experiências, obtidas dentro do programa entre professores, alunos e supervisores, enriquecendo e permitindo o desenvolvimento de redes de apoio e a difusão de métodos de ensino eficazes, os quais melhoraram o calibre da instrução. Portanto, as contribuições das formações foram substanciais e variadas, desempenhando um papel crucial na formação de professores, tornando-os capazes, comprometidos, reflexivos e preparando-os para assumir os desafios educacionais, impactando positivamente o contexto socioeducacional.