As discussões abordadas neste presente trabalho são advindas do resultado de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no projeto de Residência Pedagógica (RP), do curso de Letras – Português da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Curitiba (UTFPR/CT). À luz dos conceitos dialógicos de Bakhtin (2010), das abordagens de avaliação/revisão de textos de Ruiz (2010), de Menegassi (1998) e Gasparotto (2020) e de Wachowicz (2015), foi proposto a duas turmas diferentes de estudantes do segundo ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual do Paraná (CEP), a elaboração de escrita do gênero textual resumo. No entanto, apenas uma das classes recebeu uma devolutiva do professor baseada integralmente na perspectiva de revisão dialógica. À vista disso, esta pesquisa analisa o enunciado dessa proposta de produção; os critérios avaliativos aplicados em cada uma das turmas; e compara as reescritas das duas classes, observando-se e compreendendo-se se, e como, os comandos dialógicos contribuem para o processo de desenvolvimento da escrita dos alunos. Os resultados sugerem que os alunos que realizaram a atividade e receberam a devolutiva baseada na perspectiva dialógica obtiveram melhores resultados em suas práticas de reescrita, atingindo, dessa maneira, melhor proveito da produção textual.