Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRODUÇÃO TEXTUAL: UM ESTUDO ACERCA DA IMPORT NCIA DOS ENUNCIADOS CLAROS E DA CORREÇÃO TEXTUAL INTERATIVA

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

As discussões abordadas neste presente trabalho são advindas do resultado de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no projeto de Residência Pedagógica (RP), do curso de Letras – Português da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Curitiba (UTFPR/CT). À luz dos conceitos dialógicos de Bakhtin (2010), das abordagens de avaliação/revisão de textos de Ruiz (2010), de Menegassi (1998) e Gasparotto (2020) e de Wachowicz (2015), foi proposto a duas turmas diferentes de estudantes do segundo ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual do Paraná (CEP), a elaboração de escrita do gênero textual resumo. No entanto, apenas uma das classes recebeu uma devolutiva do professor baseada integralmente na perspectiva de revisão dialógica. À vista disso, esta pesquisa analisa o enunciado dessa proposta de produção; os critérios avaliativos aplicados em cada uma das turmas; e compara as reescritas das duas classes, observando-se e compreendendo-se se, e como, os comandos dialógicos contribuem para o processo de desenvolvimento da escrita dos alunos. Os resultados sugerem que os alunos que realizaram a atividade e receberam a devolutiva baseada na perspectiva dialógica obtiveram melhores resultados em suas práticas de reescrita, atingindo, dessa maneira, melhor proveito da produção textual.

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