No ambiente escolar, um dos impasses que preocupa tanto professores quanto os licenciandos em pedagogia, é a complexidade na definição das questões que envolvem termos como: dificuldades, problemas, distúrbios e transtornos de aprendizagem. Desse modo, este estudo emerge da seguinte problemática: quais as concepções das professoras supervisoras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência — PIBID sobre as questões relativas à aprendizagem? Assim o objetivo deste artigo é analisar qual a concepção que as professoras do PIBID têm a respeito das dificuldades, problemas, transtornos e distúrbios de aprendizagem. Como procedimento metodológico, foi realizada uma revisão da literatura, por meio da abordagem qualitativa exploratória. Participaram da pesquisa quatro professoras de três escolas parceiras do PIBID que responderam a um questionário constituído por perguntas discursivas, no formato de formulário eletrônico realizado pela plataforma Google forms. A investigação pautou-se nas obras de Osti (2004), Oliveira, Zutião, Mahl (2020), Carvalho, Crenitte e Ciasca (2007), dentre outras. Os principais resultados obtidos mostram que as professoras, em algumas respostas às terminologias, utilizam alguns termos como atributos de sinônimos, o qual designa um processo semelhante ou igual. Compreende-se também que ainda há uma confusão no que se refere aos termos, objeto de estudo desta pesquisa. Por fim, conclui-se que as dificuldades e problemas de aprendizagem possuem semelhanças no quesito de ambos pertencerem a fatores de ordem externas ao indivíduo. Já os transtornos e distúrbios de aprendizagem pertencem a fatores de ordem internas do ser.