Este resumo expandido pretende discutir brevemente as evidências de aprendizagem notadas no contexto do curso de Letras Português e Inglês do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) no primeiro semestre de 2023. Para tanto, serão comparados os relatórios produzidos por estudantes da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Inglesa I e estudantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Esse trabalho, situado no campo da abordagem qualitativa, objetiva ilustrar como as noções pedagógicas e metodológicas do GRUPO A (estudantes que não participaram do PRP) e do GRUPO B (estudantes que participaram do PRP) se configuraram, assim como a natureza das críticas, embasamento teórico-metodológico e protagonismo evidenciados nas produções escritas de um e do outro grupo. Neste trabalho, intencionamos observar a influência do PRP na construção identitária e no desenvolvimento das competências profissionais e acadêmicas no cenário de formação inicial, assim como estimular e induzir novas práticas para o Estágio Curricular Supervisionado a partir das experiências do PRP, para que aqueles que não podem participar do programa também consigam se beneficiar dele, mesmo que indiretamente. Nossas elucubrações são embasadas nos preceitos teóricos de Beatriz Eckert-Hoff (2020), Mike Baynham (1995) e Elzimar Costa (2012), teóricos que se debruçam sobre discussões acerca da formação processual dos professores e da relevância do letramento crítico em suas carreiras desde o início.