Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

TRILHA QUÍMICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105160
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2870
    "inscrito_id" => 8951
    "titulo" => "TRILHA QUÍMICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA"
    "resumo" => "A utilização de jogos didáticos como estratégia de ensino mostra-se promissora ao enriquecer o conteúdo teórico e aprimorar o processo de aprendizagem. Esta abordagem inclui atividades lúdicas que combinam elementos educacionais com a recreação, estimulando a motivação dos estudantes, fomentando o desenvolvimento do pensamento crítico e promovendo a interação social. Em uma escola de referência da rede estadual, o jogo educativo foi introduzido como uma ferramenta metodológica para abordar dificuldades na compreensão dos conteúdos de Química Orgânica e enriquecer a construção do conhecimento. Essa iniciativa proporcionou uma experiência interativa e recreativa aos estudantes, resultando na maioria uma reação positiva. Eles consideram as aulas mais envolventes, facilitadoras para absorção do conteúdo e, como resultado, despertando maior interesse pela disciplina de Química."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8951_TB2870_20112023102624.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLLYNE MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KAROLLYNE"
    "autor_email" => "kms12@discente.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105160
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2870
    "inscrito_id" => 8951
    "titulo" => "TRILHA QUÍMICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA"
    "resumo" => "A utilização de jogos didáticos como estratégia de ensino mostra-se promissora ao enriquecer o conteúdo teórico e aprimorar o processo de aprendizagem. Esta abordagem inclui atividades lúdicas que combinam elementos educacionais com a recreação, estimulando a motivação dos estudantes, fomentando o desenvolvimento do pensamento crítico e promovendo a interação social. Em uma escola de referência da rede estadual, o jogo educativo foi introduzido como uma ferramenta metodológica para abordar dificuldades na compreensão dos conteúdos de Química Orgânica e enriquecer a construção do conhecimento. Essa iniciativa proporcionou uma experiência interativa e recreativa aos estudantes, resultando na maioria uma reação positiva. Eles consideram as aulas mais envolventes, facilitadoras para absorção do conteúdo e, como resultado, despertando maior interesse pela disciplina de Química."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8951_TB2870_20112023102624.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLLYNE MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KAROLLYNE"
    "autor_email" => "kms12@discente.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A utilização de jogos didáticos como estratégia de ensino mostra-se promissora ao enriquecer o conteúdo teórico e aprimorar o processo de aprendizagem. Esta abordagem inclui atividades lúdicas que combinam elementos educacionais com a recreação, estimulando a motivação dos estudantes, fomentando o desenvolvimento do pensamento crítico e promovendo a interação social. Em uma escola de referência da rede estadual, o jogo educativo foi introduzido como uma ferramenta metodológica para abordar dificuldades na compreensão dos conteúdos de Química Orgânica e enriquecer a construção do conhecimento. Essa iniciativa proporcionou uma experiência interativa e recreativa aos estudantes, resultando na maioria uma reação positiva. Eles consideram as aulas mais envolventes, facilitadoras para absorção do conteúdo e, como resultado, despertando maior interesse pela disciplina de Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.