A temática sobre Educação Escolar Quilombola é absolutamente contemporânea no cenário nacional da política pública educacional. Nesse olhar, trazemos o relato de experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica-Pibid, de 04 estudantes do curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade de Pernambuco-UPE/Campus Garanhuns, que tem como objetivo narrar sobre a importância do programa para o desenvolvimento profissional dos estudantes participantes bem como dar visibilidade às atividades realizadas por meio das novas metodologias em diferentes contextos escolares em conjunto com o professor supervisor e a professora coordenadora do Programa no processo de formação a partir dos primeiros períodos de formação do futuro profissional. Tem como lócus a comunidade quilombola Castainho, localizada no município de Garanhuns, agreste meridional pernambucano, Nordeste do Brasil, e como objeto de atuação a Escola Virgília Garcia Bessa, da rede pública municipal, cujos participantes foram 30 estudantes do 7º ano do ensino fundamental com média de idade 12 anos, de ambos os sexos, um professor supervisor na escola e a coordenadora do Programa. Assim, este relato de experiências está ancorado nas narrativas dos participantes que experienciaram a docência por meio da utilização do lúdico no ensino de geografia em suas práticas, cuja opção metodológica está pautada na análise descritiva e interpretativa desses relatos e, portanto, é uma pesquisa qualitativa. Os resultados parciais apontam que os pibidianos reconhecem a profissão docente e suas diversas formas de trabalhar com os educandos, em diferentes espaços geográficos, o que contribui para a formação profissional desses futuros professores.