Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA: EXPECTATIVAS NA FORMAÇÃO INTRODUTÓRIA DE DOCENTES

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 02: Políticas Públicas e identidade docente
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104177
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1767
    "inscrito_id" => 6263
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA: EXPECTATIVAS NA FORMAÇÃO INTRODUTÓRIA DE DOCENTES"
    "resumo" => "O presente relato de experiência tem como objetivo demonstrar a colaboração do Programa Residência Pedagógica (PRP) na instrução introdutória do educador de matemática, onde a autora narra suas práticas docentes vivenciadas com os residentes do Programa na 2ª série do Ensino Médio da Escola João Bento da Costa no segundo semestre de 2022. Os estudantes em grande maioria possuem imensa dificuldade de assimilação dos conteúdos matemáticos, deste modo surgiu a inquietude de como o residente do Programa Residência Pedagógica de Matemática pode colaborar na compreensão e assimilação matemática? Foi utilizada como metodologia uma abordagem qualitativa, e no que se refere aos objetivos consideramos uma pesquisa exploratória, descritiva e quanto aos procedimentos um estudo bibliográfico. Em decorrência desta colaboração dos residentes dentro de sala de aula o PRP oportuniza ao residente evoluir a sua atividade educativa na sala de aula, proporcionando o assenhoreamento dos conteúdos conceituais, metodologias e práticas, correlacionadas com a edificação de conhecimento na instrução educativa de matemática. As práticas docentes que foram desenvolvidas durante o PRP também colaboram de modo reflexivo ao residente sobre suas práxis de ensino, corroborando a usabilidade de diversificadas ferramentas de aprendizagem e a edificação uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6263_TB1767_04102023002718.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA ADELAIDE PARADA EGUEZ"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA EGUEZ"
    "autor_email" => "barbaraeguez44@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104177
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1767
    "inscrito_id" => 6263
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA: EXPECTATIVAS NA FORMAÇÃO INTRODUTÓRIA DE DOCENTES"
    "resumo" => "O presente relato de experiência tem como objetivo demonstrar a colaboração do Programa Residência Pedagógica (PRP) na instrução introdutória do educador de matemática, onde a autora narra suas práticas docentes vivenciadas com os residentes do Programa na 2ª série do Ensino Médio da Escola João Bento da Costa no segundo semestre de 2022. Os estudantes em grande maioria possuem imensa dificuldade de assimilação dos conteúdos matemáticos, deste modo surgiu a inquietude de como o residente do Programa Residência Pedagógica de Matemática pode colaborar na compreensão e assimilação matemática? Foi utilizada como metodologia uma abordagem qualitativa, e no que se refere aos objetivos consideramos uma pesquisa exploratória, descritiva e quanto aos procedimentos um estudo bibliográfico. Em decorrência desta colaboração dos residentes dentro de sala de aula o PRP oportuniza ao residente evoluir a sua atividade educativa na sala de aula, proporcionando o assenhoreamento dos conteúdos conceituais, metodologias e práticas, correlacionadas com a edificação de conhecimento na instrução educativa de matemática. As práticas docentes que foram desenvolvidas durante o PRP também colaboram de modo reflexivo ao residente sobre suas práxis de ensino, corroborando a usabilidade de diversificadas ferramentas de aprendizagem e a edificação uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6263_TB1767_04102023002718.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA ADELAIDE PARADA EGUEZ"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA EGUEZ"
    "autor_email" => "barbaraeguez44@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo demonstrar a colaboração do Programa Residência Pedagógica (PRP) na instrução introdutória do educador de matemática, onde a autora narra suas práticas docentes vivenciadas com os residentes do Programa na 2ª série do Ensino Médio da Escola João Bento da Costa no segundo semestre de 2022. Os estudantes em grande maioria possuem imensa dificuldade de assimilação dos conteúdos matemáticos, deste modo surgiu a inquietude de como o residente do Programa Residência Pedagógica de Matemática pode colaborar na compreensão e assimilação matemática? Foi utilizada como metodologia uma abordagem qualitativa, e no que se refere aos objetivos consideramos uma pesquisa exploratória, descritiva e quanto aos procedimentos um estudo bibliográfico. Em decorrência desta colaboração dos residentes dentro de sala de aula o PRP oportuniza ao residente evoluir a sua atividade educativa na sala de aula, proporcionando o assenhoreamento dos conteúdos conceituais, metodologias e práticas, correlacionadas com a edificação de conhecimento na instrução educativa de matemática. As práticas docentes que foram desenvolvidas durante o PRP também colaboram de modo reflexivo ao residente sobre suas práxis de ensino, corroborando a usabilidade de diversificadas ferramentas de aprendizagem e a edificação uma aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.