Este trabalho descreve a experiência como participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em 2022, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Santa Catarina. A participação no PIBID marcou a primeira incursão na prática pedagógica dentro da vivência universitária. A participação no PIBID representou o primeiro envolvimento em um projeto acadêmico relacionado à formação em licenciatura. Devido à pandemia, a interação com a instituição acadêmica foi limitada até o início de 2022. O PIBID ofereceu apoio teórico e prático, permitindo compartilhar experiências com colegas e professores das escolas parceiras. Destacamos a complexidade da realidade escolar e o desafio de encontrar soluções para diversas situações, como a ausência de alunos e a sobrecarga dos professores. O trabalho ressalta que o papel do professor vai além da transmissão de conhecimento e envolve a educação mútua, enfatizando que a educação tem o poder de transformar o mundo e que a universidade está ao alcance de todos. Em resumo, descrevemos a experiência no PIBID como uma oportunidade significativa de aprendizado e crescimento tanto para nós acadêmicos quanto para os alunos envolvidos, destacando a importância da educação pública de qualidade e do engajamento ativo na prática pedagógica.