Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências construídas com a turma da 4ª etapa de Educação de Jovens e Adultos da escola Estadual Ezeriel Mônico de Matos, vinculada à rede pública estadual do Município de Santarém – Pará. As práticas que embasam este trabalho foram proporcionadas pela Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (RP/Pedagogia/Ufopa), que tem, entre seus eixos norteadores, a Educação para a Sustentabilidade (EpS). O objetivo deste trabalho é desenvolver atividades diretamente nas modalidades de Educação Especial e Inclusiva de Jovens e Adultos. Nas vivências, ao encontrar um aluno cego, outro surdo e um com deficiência intelectual na turma, percebeu-se a preocupação dos professores em relação a estes alunos, pois utilizam métodos pedagógicos apropriados para auxiliar e colaborar no processo de inclusão e aprendizado desses estudantes. No entanto, com alguns meses observando a turma, realizamos nossa regência abordando a sustentabilidade com uma introdução sobre o tema, para que a turma tivesse melhor compreensão da temática e qual a sua importância para nossa vivência e também para as futuras gerações. Com isso, o resultado da dinâmica em grupo proposta superou as expectativas, pois os alunos fizeram uma breve pesquisa sobre “sustentabilidade” e anotaram em uma folha de papel A4 algumas práticas sustentáveis individuais e coletivas, desta forma, a sala de aula se torna um local de convergência de ideias, perspectivas e experiências, criando um ambiente fértil para a construção de entendimento sobre questões de sustentabilidade e responsabilidade social.