Nas últimas décadas os currículos de licenciatura e pedagogia vem sofrendo progressivas mudanças a partir das novas Diretrizes Curriculares elaboradas pelo MEC. Estas alterações tentam dar conta da necessidade de aproximar a formação do professor/a dos universos escolares aumentando o número de horas destinadas aos Estágios Curriculares e às Atividades Complementares da Graduação, além da incorporação das chamadas Práticas como Componente Curricular; neste sentido também surge mais recentemente a curricularização da Extensão. O Programa de Residência Pedagógica – PRP é de suma importância para a formação de qualidade de futuros professores, já que possibilita a articulação entre a teoria e a prática social da profissão docente. Além de desenvolver importantes habilidades de um professor reflexivo, este programa oferece aos discentes dos cursos de licenciatura uma abordagem da realidade da sala de aula (CALDERANO, 2012). O programa de residência pedagógica - PRP vem aproximar a universidade e a escola, contribuindo assim para a formação inicial do professor e para a qualidade do ensino, este relato visa compartilhar as experiências e vivências do grupo de residentes e da preceptora de uma escola estadual da rede pública de ensino do extremo oeste do Rio Grande do Sul.