O Badminton é um esporte de raquete com regras que o atribuem características singulares, permitindo ao sujeito que o pratica o desenvolvimento de diversas habilidades de cunho motor, afetivo e psicológico. No ensino do conteúdo há poucos estudos que empregam embasamento teórico e sistematização estrutural para a aplicação prática de métodos contemporâneos. Com base no exposto, este trabalho se justifica de modo a compartilhar uma experiência que pode ser utilizada como exemplo exitoso no âmbito escolar, contribuindo na difusão e ensino do badminton nas aulas de Educação Física. Este trabalho relata a experiência na etapa de vivência prática do conteúdo badminton em uma escola do município de São Luís, Maranhão. A atividade contou com 5 residentes, 53 alunos matriculados e a preceptora e ocorreu de forma presencial, sendo realizada no pátio da escola e com sequência metodológica em 3 etapas: 1) Histórico do badminton; 2) Compreensão e vivência prática dos fundamentos técnicos; 3) Experimentação do jogo. A partir da experiência desenvolvida, é possível afirmar que o conteúdo badminton desdobrou-se de maneira positiva pois excedeu o campo técnico, perpassando por uma abordagem que compreendia outras dimensões do esporte, como a discussão sobre o seu acesso e praticantes. Por fim, reitera-se que as oportunidades geradas para os residentes e preceptora do PRP, convergem numa intervenção efetiva e crítica por conta do diálogo de conhecimentos e experiências do âmbito acadêmico (por parte dos residentes) e de vivência prática (experiência da preceptora), beneficiando não apenas estes, mas principalmente os estudantes.