Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência das acadêmicas e professora supervisora que se encontram atualmente inscritas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa com a temática da musicalização junto à turma de infantil V em uma escola da Rede Municipal de Ensino na cidade de Ponta Grossa - PR. Ao planejar a intervenção e desenvolver o trabalho com com a temática música no mês de junho, surgiu a problemática: Qual o papel da escola ao promover o contato com a música? Tal inquietação aconteceu após a reflexão sobre a amplitude da música em relação à escola, pois ela ultrapassa seus muros. As crianças quando começam a se desenvolver precisam do movimento para aprender, afinal são seres ativos e produtores de cultura e a música traz essa possibilidade. Entendemos que a musicalização é um processo de sensibilização com contato ativo e participativo com a música onde terá como resultado um aprendizado significativo. Dentre os autores que compõe o referencial teórico estão o Megaro (2013), o Madalozzo (2019), bem como a BNCC Brasil (2017). Com este relato de experiência, concluímos que a música é fundamental para o desenvolvimento infantil em seus diversos aspectos e que as experiências vivenciadas pelas crianças com a música ampliam seu reportório musical.