O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de uma oficina de capacitação em alfabetização, para futuros professores, licenciandos em pedagogia. A oficina foi planejada e realizada por uma professora da educação básica, com mais de 30 anos com experiência em alfabetização e ocorreu nas dependências da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Leopoldina/MG. Utilizou-se um ambiente lúdico preparado com referência a um ambiente alfabetizador, a oficina foi organizada em forma de roda de conversa, com debates e reflexões sobre as diferentes abordagens metodológicas de alfabetização. Partiu-se do princípio que alfabetização não é apenas um código de transcrição gráfica das unidades sonoras, mas sim um sistema que evolui historicamente, em que não se deve privilegiar apenas a mera codificação e decodificação, mas respeitar o processo de simbolização. Primeiramente foi realizado um questionamento aos acadêmicos sobre se haveria uma fórmula para se alfabetizar. Durante o desenvolvimento da oficina a professora foi mostrando para os participantes (licenciandos em pedagogia, professores, além de convidados) as diferentes possibilidades de proporcionar ao aluno da educação básica a alfabetização e o letramento. Em todos os momentos da oficina, nos debates e discussões, foram feitas referências aos diferentes pesquisadores da temática, ressaltando suas contribuições, como Magda Soares, Vygotsky, Leda V. Tfouni, Maurice Tardif, Paulo Freire, entre outros. Conclui-se que a capacitação realizada na oficina de alfabetização, no âmbito da formação inicial de professores em diálogo com a práxis de professores alfabetizadores experientes podem se tornar um importante instrumento de formação docente, conforme foi verificado.