A interseção entre democracia, direitos humanos e formação docente no contexto educacional é explorada para promover uma sociedade mais justa e inclusiva. Concentrando-se na (re)construção das políticas educacionais na área de Educação Física, destaca-se o papel crucial dos professores como agentes transformadores. A pesquisa reconhece a necessidade urgente de reavaliar práticas formativas, considerando os desafios sociais, éticos e inclusivos da educação contemporânea. A metodologia empregada envolve abordagens qualitativas, incluindo revisão bibliográfica, essa pesquisa busca entender a efetividade das políticas educacionais em vigor, fornecendo uma base sólida. O referencial teórico destaca a importância da formação de professores na promoção de valores democráticos e direitos humanos. Autores renomados na Educação Física, como Darlene A. Kluka, Richard Tinning, Larissa M. Galatti e Daniel Marinho, contribuem com insights fundamentais sobre Paulo freira nessa interseção, enriquecendo o estudo. Os resultados da pesquisa revelam desafios significativos na promoção da democracia e dos direitos humanos na formação docente, indicando a necessidade de revisão das abordagens pedagógicas. Enquanto alguns avanços são notados, a pesquisa destaca a urgência de melhorias, à luz das complexidades sociais e éticas contemporâneas. Assim, a pesquisa não se limita a diagnosticar problemas, mas também aponta para a necessidade de estratégias inovadoras na formação docente, nas considerações finais, destaca-se a importância de uma (re)construção profunda das políticas educacionais, visando ambientes educacionais mais igualitários e respeitosos dos direitos fundamentais para promover uma educação que cultive valores democráticos e de respeito aos direitos humanos, preparando os futuros educadores para um papel mais ativo e significativo na sociedade.