O relato de experiência descreve a articulação da Lei 11.645/08, que inclui no currículo escolar a temática da história e cultura Afro-Brasileira e Indígena, na Escola Estadual Prof. Palmira Gabriel, em Belém-PA. A partir do Subprojeto "Práticas Corporais como produção humana no tempo e no espaço", vinculado ao Programa de Residência Pedagógica da UFPA, as aulas de Educação Física foram desenvolvidas com base nessa temática étnico-racial, buscando valorizar as raízes afro-indígenas do povo brasileiro. A "I Mostra de Danças e Lendas Amazônicas" foi realizada como parte desse projeto, com o objetivo de implementar a Lei 11.645/08 nas práticas corporais curriculares. A mostra destacou a importância do PRP na formação de professores de Educação Física, seguindo a Pedagogia Histórico-Crítica e a Abordagem Crítico-Superadora, que identificam as contradições sociais presentes na escola e buscam formar cidadãos críticos. A metodologia utilizada envolveu a divisão dos alunos em equipes para pesquisar e apresentar danças e lendas amazônicas. Foi observada a escassez de material na biblioteca da escola, o que levou os alunos do 9° ano a produzirem um livro em quadrinhos sobre as lendas, que passou a compor o acervo da biblioteca. O evento "I Mostra de Danças e Lendas Amazônicas" aconteceu ao ar livre e contou com a participação dos familiares e colegas dos alunos. Durante a mostra, houve o lançamento do livro de lendas amazônicas, com sessão de autógrafos dos alunos desenhistas. A diretora da escola agradeceu o trabalho dos residentes ao longo do projeto. Esse relato evidencia a importância de abordar a temática da história e cultura Afro-Brasileira e Indígena nas práticas educacionais, promovendo a valorização da diversidade étnico-racial e a construção de uma educação antirracista.