O presente relato de experiência aborda a necessidade de transformações nas práticas pedagógicas dos professores na sociedade contemporânea, que ainda apresenta resquícios de abordagens tradicionais. Os cursos de formação de professores são destacados como essenciais para preparar licenciandos de maneira abrangente e eficaz, visando uma atuação transformadora em sala de aula. Nesse contexto, a formação continuada dos professores é incentivada para aprimorar as estratégias de ensino e tornar as aulas mais significativas. O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) é citado como uma estratégia de preparação, permitindo a participação de alunos de licenciatura em atividades práticas nas escolas, enriquecendo sua formação e promovendo a interação com a educação básica. Este estudo em particular descreve as experiências vivenciadas com as atividades lúdicas desenvolvidas em uma escola do município de Chapadinha, bem como os seus impactos na sala de aula. Observou-se que as atividades despertaram maior interesse dos alunos pelos conteúdos de ciências, promovendo interação e diálogo entre alunos e professores. A experiência contribuiu para a melhoria da formação dos futuros docentes e incentivou a busca por soluções pedagógicas.