O presente trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento de um jogo sobre o conteúdo “origem da vida na terra” e “hipóteses de origem dos primeiros seres vivos” que são lecionados nos primeiros anos do ensino médio. O jogo foi elaborado por alunos do projeto Residência Pedagógica Biologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Santa Helena, e aplicado para alunos do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco na cidade de Santa Helena (Paraná, Brasil). A utilização do lúdico como ferramenta educacional desempenha um papel fundamental para chamar a atenção dos estudantes em relação aos conteúdos lecionados, afastando-se da abordagem puramente tradicional (Filho et al., 2007). Brenelli (1996) também ressalta que os jogos desempenham um papel crucial no processo educacional, influenciando positivamente o desenvolvimento emocional, motor, cognitivo, social e moral, além de facilitar o processo de aprendizagem. o jogo BioTeory foi desenvolvido para proporcionar aos estudantes uma boa imersão ao conteúdo teórico de forma mais lúdica, seguindo regras, participando de desafios e debatendo sobre as questões com os colegas, desenvolvendo então competências previamente mencionadas. Objetiva-se então no presente trabalho relatar esta experiência.