Este estudo examina o desenvolvimento do vínculo entre crianças e residentes em ambiente escolar, com foco no ensino fundamental, destacando as experiências de graduandos no Programa de Residência Pedagógica (PRP). A metodologia adotada envolve revisão sistemática de literatura relacionada ao PRP e a relação entre educador e educando por meio da afetividade. Em acréscimo foi utilizada a plataforma Google Forms para reunião de dados sobre o comportamento dos alunos frente aos residentes em sala, construindo um processo quali-quanti. Vale suscitar que a Residência Pedagógica é um programa educacional que desempenha um papel crucial na formação de futuros professores pois, segundo Freitas, Freitas e Almeida (2020), é a partir da possibilidade dessas experiências em sala de aula que o graduando experimenta o fazer pedagógico. Autores como Tinti e Silva (2020) são utilizados para destacar as repercussões do programa de residência pedagógica. Paula e Faria (2010) e Tassoni (2000) fundamentam a argumentação sobre a relação entre afetividade e aprendizagem. Os resultados, obtidos por meio de um formulário eletrônico respondido pelos residentes do programa do núcleo de Língua Portuguesa, indicam uma progressão contínua na relação residente-aluno. Inicialmente com experiência limitada, os residentes adquirem ao longo do tempo habilidades pedagógicas e compreensão mais profunda das necessidades dos alunos, evidenciando uma ascensão tanto na relação como em sua formação profissional. A relação residente-aluno é percebida como uma troca constante de aprendizado, representando uma linha ascendente na melhoria do processo educacional e destacando o impacto positivo do programa nas instituições de ensino.