O Programa Institucional de Iniciação à Docência PIBID, financiado pelo Governo brasileiro através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, constitui-se enquanto uma ferramenta de inclusão dos graduandos ainda nos primeiros anos do curso em licenciatura no ambiente escolar, proporcionando o contato com o universo da docência e a realidade da Educação Básica. Partindo dessa premissa, este artigo tem como objetivo realizar uma análise nas experiências e projetos desenvolvidos na Escola Estadual Humberto Mendes, na cidade de Palmeira dos Índios, por pibidianos discentes do curso de História da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus III. Para a pesquisa, foram utilizadas como fontes as experiências vivenciadas no programa, sobre o ensino de História. Do ponto de vista teórico, a pesquisa teve como base estudos de autores como Bittencourt (2008) e Monteiro (2007), os quais problematizam a formação dos professores e destacaram práticas educativas que sugerem um repensar sobre os “métodos tradicionais” de ensino de História, a pesquisa de campo fundamentada no autor Oliveira (1996), foram utilizados estudos de autores que analisam o Cordel, como Lacerda e Menezes Neto (2010), como recurso didático.