Este trabalho objetiva relatar uma investigação diagnóstica enquanto ação do Programa Residência Pedagógica da CAPES no Centro de Ensino Professor José Nascimento de Moraes, em São Luís - MA. O diagnostico teve o propósito de identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre as Danças Populares Maranhenses para o conteúdo Dança ao início do segundo bimestre de 2023. Tomamos como referência os estudos de Cerqueira, para empregar a metodologia do Diagnóstico Rápido Participativo como também o Guia de orientações didáticas do professor Willian Costa Rosa, que apresenta abordagens para o ensino das Danças Populares Maranhenses. O Diagnóstico foi aplicado em duas turmas no Ensino Fundamental e três turmas no Ensino Médio. O questionário composto por nove questões, foi aplicado a uma amostra aleatória de 40 alunos, incluindo ambos os sexos, com idades entre 14 e 18 anos. As respostas recebidas revelaram lacunas significativas no conhecimento sobre as danças populares Maranhenses e a partir delas dessa pesquisa diagnóstica servirão como base para o planejamento das aulas de Educação Física, visando a melhoria do conhecimento dos alunos sobre as danças populares maranhenses e sua importância cultural.