Este artigo descreve uma experiência de ensino de Cuidados Paliativos no curso de Medicina em uma Universidade Federal brasileira. O projeto teve como objetivo capacitar os futuros médicos para uma abordagem integral em saúde, destacando a importância dos Cuidados Paliativos no cuidado ao paciente. Estudantes do terceiro período do curso de Medicina dividiram-se em grupos, com reuniões semanais, para conformação de grupos tutoriais para estudar o caso de duas usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Cada grupo analisou a situação de uma usuária e desenvolveu um Projeto Terapêutico Singular (PTS) para cada uma, utilizando os Cuidados Paliativos como base. Durante as reuniões, os estudantes discutiram os aspectos clínicos, psicossociais e espirituais das pacientes, buscando compreender suas necessidades e elaborar um plano de cuidados abrangente. Foram considerados o contexto social e familiar das pacientes, promovendo uma comunicação aberta e empática. Valorizando a abordagem centrada no paciente, os estudantes trabalharam em equipe, compartilhando competências para um estudo aprofundado das dimensões envolvidas no cuidado às pacientes, e para construção do PTS. Os Cuidados Paliativos, utilizados como norte das análises e propostas apresentadas, ofertaram um leque de compreensões e abordagem que favoreceram a leitura da situação vivenciada por cada usuária, os paradigmas da formação envolvidos no enfrentamento daquelas situações e perspectivas acerca da abordagem médica para condução de casos. Ao final do projeto, os estudantes relataram uma mudança significativa em sua percepção acerca dos Cuidados Paliativos, reconhecendo sua relevância para uma medicina humanizada e integral. Sentiram-se mais preparados para enfrentar desafios e adotar uma abordagem compassiva em sua prática. Essa experiência de ensino destaca a importância de incluir os Cuidados Paliativos no currículo médico, capacitando os futuros médicos para uma abordagem integral em saúde e promovendo uma medicina mais humanizada e centrada no paciente.