O artigo pretende trazer uma reflexão acerca dos desafios enfrentados pelos Professores Diretores de Turma que são responsáveis pelo acompanhamento de turmas de 1ª série do Ensino Médio, em escolas que ofertam apenas essa etapa da Educação Básica. Temos o intuito de identificar como se estabelecem os vínculos entre os professores e as turmas, como se dá o relacionamento com as famílias e os principais desafios perante a função. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com professores diretores de turmas de 1ª série do Ensino Médio de uma escola em tempo integral, situada em uma região de alta vulnerabilidade socioeconômica de Fortaleza-Ceará. À luz de autores como Barcelos e Moll (2023), Estanislau e Bressan (2014), Araújo, Arantes e Pinheiro (2020), buscamos relacionar o trabalho dos professores no contexto do tempo integral, com a promoção da saúde mental na escola, bem como com a construção dos projetos de vida dos estudantes que ingressam na última etapa da Educação Básica. Concluímos que os desafios postos são diversos, como estabelecer contato com a família, responder a demandas da gestão escolar e fazer o papel da escuta dos jovens, que partilham seus sonhos, suas dores, suas dúvidas, etc., com esses professores, os quais precisam de um maior suporte por parte do poder público para dar conta dessa função.