O estudo teve como objetivo investigar as habilidades socioemocionais dos professores que lecionam nos anos finais da educação básica em Petrópolis/RJ no período de pandemia da covid-19. Buscou-se saber como essas habilidades afetam a autoeficácia dos professores e como eles percebem a importância de desenvolver habilidades socioemocionais em seus alunos durante a pandemia. Para realizar a pesquisa foram utilizados dados coletados durante um curso de capacitação em habilidades socioemocionais oferecido aos professores das escolas municipais pela Secretaria de Educação de Petrópolis/RJ, por meio do Núcleo de Psicologia Escolar. O curso aconteceu em junho e julho de 2021. Participaram da pesquisa 56 professores dos anos finais do ensino básico (do sexto ao nono ano). Foram utilizados questionários estruturados aplicados em ambiente virtual para coletar os dados. Esses questionários continham perguntas sobre a formação acadêmica dos professores, sua atenção à saúde mental e sua percepção em relação às habilidades socioemocionais. Os dados coletados foram avaliados com o uso da técnica de análise temática de Clarke e Braum e foram identificados padrões e temas recorrentes nas respostas dos professores que possibilitaram um melhor entendimento das suas percepções e experiências. Os resultados da pesquisa foram em sua maioria positivos, sugerindo que os professores consideram importante o desenvolvimento das habilidades socioemocionais em suas práticas educacionais. Aqueles com especialização acadêmica e mais de dez anos de experiência mostraram-se mais motivados e engajados em buscar aperfeiçoamento profissional, indicando uma percepção positiva de autoeficácia em sua prática docente. Esses achados sugerem que investir na formação em habilidades socioemocionais pode ser uma estratégia valiosa para melhorar a prática educacional e promover o bem-estar tanto dos professores quanto dos alunos. Isso pode contribuir para criar um ambiente escolar mais positivo e acolhedor, beneficiando o desenvolvimento integral dos estudantes.