EM ESTADO DE FLOW NO CÍRCULO MÁGICO: COMO A PSICOLOGIA POSITIVA E OS NOVOS JOGOS DE TABULEIRO PODEM CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NAS ESCOLAS
"2024-01-24 13:41:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105579 "edicao_id" => 338 "trabalho_id" => 5272 "inscrito_id" => 17289 "titulo" => "EM ESTADO DE FLOW NO CÍRCULO MÁGICO: COMO A PSICOLOGIA POSITIVA E OS NOVOS JOGOS DE TABULEIRO PODEM CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NAS ESCOLAS" "resumo" => "Partindo de duas vivências subjetivas do mundo lúdico: o estado de Flow (Fluxo) das investigações da Psicologia Positiva e da formalização do Círculo Mágico do historiador Johan Huizinga(em seu livro Homo Ludens) investigamos de que forma essas experiências gratificantes e engajadoras de flow podem resultar em modos de aprendizagem e exercícios de habilidades socioemocionais no ambiente escolar proporcionando também indicadores de felicidade. Huizinga define o círculo mágico como momento em que o jogo começa imergindo em uma nova dimensão onde a imaginação e a criatividade são desafiadas, contendo regras e normas acordadas entre os jogadores em comum acordo. Nele é possível, temporariamente esquecer o mundo real e vivenciar um novo mundo de possibilidades. Jogar por diversão é diferente de fazê-lo com o intuito de avaliar a qualidade e a eficácia do design de jogos. Os jogos de aprendizagem são eficientes quando se deseja imergir o jogador dentro de um determinado conteúdo e de uma experiência, e oferecer-lhe uma vivência abstrata para ensinar-lhe conceitos e ideias. Nesse sentido, os jogos, como qualquer outra solução instrucional, precisam ser desenhados, desenvolvidos e implementados de maneira cuidadosa para facilitar o aprendizado emocional. A dimensão ontológica da pesquisa ação é a qualidade da aprendizagem dos alunos norteada pela BNCC e mediada pela experiência dos jogos de tabuleiro contemporâneos. Nossa dimensão epistemológica e metodológica da pesquisa se utiliza do dispositivo Seminário de Letramento Lúdico e Educação Emocional como um campo formativo do processo de investigação pedagógica dos professores e compõe-se como ferramenta metodológica da pesquisa ação. Estrutura-se como formação continuada na tríade: letramento lúdico, ludicidade e cultura de jogos de mesa contemporâneos na educação básica." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID17289_TB5272_09122023212419.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:17:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO DA COSTA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO BEZERRA" "autor_email" => "rodrigopsicologia@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:41:13" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105579 "edicao_id" => 338 "trabalho_id" => 5272 "inscrito_id" => 17289 "titulo" => "EM ESTADO DE FLOW NO CÍRCULO MÁGICO: COMO A PSICOLOGIA POSITIVA E OS NOVOS JOGOS DE TABULEIRO PODEM CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NAS ESCOLAS" "resumo" => "Partindo de duas vivências subjetivas do mundo lúdico: o estado de Flow (Fluxo) das investigações da Psicologia Positiva e da formalização do Círculo Mágico do historiador Johan Huizinga(em seu livro Homo Ludens) investigamos de que forma essas experiências gratificantes e engajadoras de flow podem resultar em modos de aprendizagem e exercícios de habilidades socioemocionais no ambiente escolar proporcionando também indicadores de felicidade. Huizinga define o círculo mágico como momento em que o jogo começa imergindo em uma nova dimensão onde a imaginação e a criatividade são desafiadas, contendo regras e normas acordadas entre os jogadores em comum acordo. Nele é possível, temporariamente esquecer o mundo real e vivenciar um novo mundo de possibilidades. Jogar por diversão é diferente de fazê-lo com o intuito de avaliar a qualidade e a eficácia do design de jogos. Os jogos de aprendizagem são eficientes quando se deseja imergir o jogador dentro de um determinado conteúdo e de uma experiência, e oferecer-lhe uma vivência abstrata para ensinar-lhe conceitos e ideias. Nesse sentido, os jogos, como qualquer outra solução instrucional, precisam ser desenhados, desenvolvidos e implementados de maneira cuidadosa para facilitar o aprendizado emocional. A dimensão ontológica da pesquisa ação é a qualidade da aprendizagem dos alunos norteada pela BNCC e mediada pela experiência dos jogos de tabuleiro contemporâneos. Nossa dimensão epistemológica e metodológica da pesquisa se utiliza do dispositivo Seminário de Letramento Lúdico e Educação Emocional como um campo formativo do processo de investigação pedagógica dos professores e compõe-se como ferramenta metodológica da pesquisa ação. Estrutura-se como formação continuada na tríade: letramento lúdico, ludicidade e cultura de jogos de mesa contemporâneos na educação básica." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID17289_TB5272_09122023212419.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:17:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO DA COSTA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO BEZERRA" "autor_email" => "rodrigopsicologia@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:41:13" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 338 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18" "logo" => null "capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg" "timbrado" => "65b13da937bcc_24012024134113.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:41:13" "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 338 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-emocional-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT18" "logo" => null "capa" => "66031f3040f30_26032024161704.jpg" "timbrado" => "65b13da937bcc_24012024134113.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:41:13" "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 214 "edicao_id" => 338 "codigo" => "978-85-61702-79-3" "capa" => "66031f3043472_26032024161704.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA GAIÃO E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n ALINE CARVALHO DE ALMEIDA <br />\r\n ANDREIA DUTRA ESCARIÃO (UFPB)<br />\r\n ARINEYDE MARIA D'ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n LILIAN KELLY DE SOUSA GALVÃO (UFPB)<br />\r\n MÁRCIA CRISTINA ARAÚJO LUSTOSA SILVA <br />\r\n MÁRCIA GARDÊNIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n MARIA EDNA SILVA DE ALEXANDRE (UFPB)<br />\r\n MARÍLIA PEREIRA DUTRA (UFPB)<br />\r\n MARY ELLEN VALOIS DA MOTA CÂNDIDO (FAMENE)<br />\r\n MÔNICA DIAS PALITOT (UFPB)<br />\r\n SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIMEÃO (UFPB)<br />\r\n VALDA OZEANE CAMARA CASSIANO DE OLIVEIRA <br />\r\n VIVIANE ALVES DOS SANTOS BEZERRA (UEPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152837-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:41:13" "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 214 "edicao_id" => 338 "codigo" => "978-85-61702-79-3" "capa" => "66031f3043472_26032024161704.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA GAIÃO E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n ALINE CARVALHO DE ALMEIDA <br />\r\n ANDREIA DUTRA ESCARIÃO (UFPB)<br />\r\n ARINEYDE MARIA D'ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n LILIAN KELLY DE SOUSA GALVÃO (UFPB)<br />\r\n MÁRCIA CRISTINA ARAÚJO LUSTOSA SILVA <br />\r\n MÁRCIA GARDÊNIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n MARIA EDNA SILVA DE ALEXANDRE (UFPB)<br />\r\n MARÍLIA PEREIRA DUTRA (UFPB)<br />\r\n MARY ELLEN VALOIS DA MOTA CÂNDIDO (FAMENE)<br />\r\n MÔNICA DIAS PALITOT (UFPB)<br />\r\n SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIMEÃO (UFPB)<br />\r\n VALDA OZEANE CAMARA CASSIANO DE OLIVEIRA <br />\r\n VIVIANE ALVES DOS SANTOS BEZERRA (UEPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152837-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:41:13" "updated_at" => "2024-03-26 16:17:04" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }