Nos últimos cincos séculos o Brasil passou pelo processo de colonização, e com isto diversas mudanças ocorreu para construir o país que se conhece hoje. Isto inclui também a modernização dos indivíduos que fazem parte da sociedade, entretanto os povos originários do país em questão em diversas áreas da sociedade são representados como seres do passado, congelados no tempo. A circulação de estereótipos destes povos como exemplo de “vítimas” é demonstrada nas obras literárias, no cinema, nos livros didáticos e nos anos iniciais da educação. O que é uma problemática, pois isto irá fazer com que se fixe a ideia inadequada a respeito sobre estes povos, fazendo assim com que sua história e cultura sejam vistas inadequadamente, ocorrendo assim uma lacuna na formação de uma educação pertinente, que vise formação de discentes, inclusivos a diversidade cultural o objetivo deste artigo que teve como metodologia uma pesquisa bibliográfica é demonstrar a representação dos povos indígenas nos livros didáticos, ressaltando a questão do “congelamento no tempo” que foi encontrado na análise e a importância da lei 11.645/2008 tanto para o meio acadêmico quanto para educação básica por meio de um catalogação de trabalhos feitos desde o ano da lei.