IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
"2024-05-17 11:58:18" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107058 "edicao_id" => 348 "trabalho_id" => 40 "inscrito_id" => 41 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Iniciação Científica Escolar é uma proposta de ação pedagógica propícia a alfabetização científica e tecnológica e favorável ao desenvolvimento de estudantes reflexivos, críticos, autônomos, autores e protagonista do bem comum. O objetivo deste artigo, é apresentar uma análise parcial das percepções dos estudantes, da 3ª série do ensino médio de uma escola pública estadual, sobre a importância da iniciação científica escolar. Trata-se de um estudo descritivo numa abordagem de pesquisa qualitativa. A pesquisa está em andamento no curso de Doutorado Profissional do PPGECE/UEPB. A entrevista semiestrutura foi o instrumento de coleta de dados. Aconteceu em 2022 com 22 estudantes e em 2023 com 19 estudantes. Os estudantes apresentaram palavras que representaram o que foi importante no processo de elaborar e desenvolver um projeto. A análise foi baseada em Bardin (2016). Desvelamos quatro categorias empíricas a partir das palavras mais evocadas: Atitude, Virtude, Interação e Cognição. Identificamos a percepção positiva dos estudantes sobre a importância da iniciação científica. Isso nos motiva a entrelaçar novos caminhos que promovam o debate sobre o significado e o sentido do aprender e do ensinar, considerando a interação dos processos cognitivos e vitais, na formação humana, ética e cidadã dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08: Educação Básica na Produção e compartilhamento de saberes (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV199_MD1_ID41_TB40_20032024231528.pdf" "created_at" => "2024-05-22 15:56:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANIZE CUSTÓDIO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "EVANIZE CUSTÓDI" "autor_email" => "evanize.rodrigues@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-de-estudos-da-complexidade-e-vi-abril-indigena" "edicao_nome" => "Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena" "edicao_evento" => "IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cec/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66546ac18c9c6_27052024081305.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-17 11:58:18" "publicacao_id" => 109 "publicacao_nome" => "Revista CEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-000-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107058 "edicao_id" => 348 "trabalho_id" => 40 "inscrito_id" => 41 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Iniciação Científica Escolar é uma proposta de ação pedagógica propícia a alfabetização científica e tecnológica e favorável ao desenvolvimento de estudantes reflexivos, críticos, autônomos, autores e protagonista do bem comum. O objetivo deste artigo, é apresentar uma análise parcial das percepções dos estudantes, da 3ª série do ensino médio de uma escola pública estadual, sobre a importância da iniciação científica escolar. Trata-se de um estudo descritivo numa abordagem de pesquisa qualitativa. A pesquisa está em andamento no curso de Doutorado Profissional do PPGECE/UEPB. A entrevista semiestrutura foi o instrumento de coleta de dados. Aconteceu em 2022 com 22 estudantes e em 2023 com 19 estudantes. Os estudantes apresentaram palavras que representaram o que foi importante no processo de elaborar e desenvolver um projeto. A análise foi baseada em Bardin (2016). Desvelamos quatro categorias empíricas a partir das palavras mais evocadas: Atitude, Virtude, Interação e Cognição. Identificamos a percepção positiva dos estudantes sobre a importância da iniciação científica. Isso nos motiva a entrelaçar novos caminhos que promovam o debate sobre o significado e o sentido do aprender e do ensinar, considerando a interação dos processos cognitivos e vitais, na formação humana, ética e cidadã dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08: Educação Básica na Produção e compartilhamento de saberes (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV199_MD1_ID41_TB40_20032024231528.pdf" "created_at" => "2024-05-22 15:56:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANIZE CUSTÓDIO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "EVANIZE CUSTÓDI" "autor_email" => "evanize.rodrigues@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-de-estudos-da-complexidade-e-vi-abril-indigena" "edicao_nome" => "Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena" "edicao_evento" => "IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cec/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66546ac18c9c6_27052024081305.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-17 11:58:18" "publicacao_id" => 109 "publicacao_nome" => "Revista CEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-000-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }