DIÁLOGOS ENTRE JUSTIÇA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A APLICAÇÃO DE CÍRCULOS RESTAURATIVOS NO COMBATE À DISCRIMINAÇÃO E VIOLÊNCIA
"2024-05-17 11:58:18" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107062 "edicao_id" => 348 "trabalho_id" => 44 "inscrito_id" => 288 "titulo" => "DIÁLOGOS ENTRE JUSTIÇA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A APLICAÇÃO DE CÍRCULOS RESTAURATIVOS NO COMBATE À DISCRIMINAÇÃO E VIOLÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho relata a implementação de círculos restaurativos em uma escola de Mossoró por meio da atuação do projeto de extensão Direitos Humanos na Prática, para lidar com questões de bullying e discriminação, especialmente envolvendo alunos transgêneros, autistas e negros. Com base na teoria de Justiça Restaurativa de Howard Zehr, e sua aplicação nas escolas fundamentadas em Katherine Evans e Dorothy Vaandering, os círculos foram conduzidos por uma equipe multidisciplinar e interinstitucional. Foram realizados 18 círculos restaurativos com turmas de ensino fundamental e médio ao longo de um mês, contemplando 5 turmas. Ao final do fluxo de atividades, foi possível constatar pela própria avaliação dos participantes, o tratamento dos conflitos que originaram a demanda, e uma melhoria na convivência das turmas, bem como a redução de conflitos. Destaca-se que, apesar de eficazes, as práticas restaurativas enquanto formas de tratamento e prevenção de conflitos precisam ser incentivadas e aplicadas de forma contínua para garantir a sustentabilidade dessas práticas e sua eficácia, inclusive integrando todos os membros da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07: Educação étnico-racial, formação, pesquisa, extensão e experiência da prática docente (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6655d27e76c4c_28052024094758.pdf" "created_at" => "2024-05-22 15:56:22" "updated_at" => "2024-05-28 09:47:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIK DÊNIO GOMES DE OLIVEIRA FILHO" "autor_nome_curto" => "ERIK DÊNIO" "autor_email" => "erik.oliveira@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-de-estudos-da-complexidade-e-vi-abril-indigena" "edicao_nome" => "Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena" "edicao_evento" => "IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cec/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66546ac18c9c6_27052024081305.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-17 11:58:18" "publicacao_id" => 109 "publicacao_nome" => "Revista CEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-000-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107062 "edicao_id" => 348 "trabalho_id" => 44 "inscrito_id" => 288 "titulo" => "DIÁLOGOS ENTRE JUSTIÇA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A APLICAÇÃO DE CÍRCULOS RESTAURATIVOS NO COMBATE À DISCRIMINAÇÃO E VIOLÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho relata a implementação de círculos restaurativos em uma escola de Mossoró por meio da atuação do projeto de extensão Direitos Humanos na Prática, para lidar com questões de bullying e discriminação, especialmente envolvendo alunos transgêneros, autistas e negros. Com base na teoria de Justiça Restaurativa de Howard Zehr, e sua aplicação nas escolas fundamentadas em Katherine Evans e Dorothy Vaandering, os círculos foram conduzidos por uma equipe multidisciplinar e interinstitucional. Foram realizados 18 círculos restaurativos com turmas de ensino fundamental e médio ao longo de um mês, contemplando 5 turmas. Ao final do fluxo de atividades, foi possível constatar pela própria avaliação dos participantes, o tratamento dos conflitos que originaram a demanda, e uma melhoria na convivência das turmas, bem como a redução de conflitos. Destaca-se que, apesar de eficazes, as práticas restaurativas enquanto formas de tratamento e prevenção de conflitos precisam ser incentivadas e aplicadas de forma contínua para garantir a sustentabilidade dessas práticas e sua eficácia, inclusive integrando todos os membros da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07: Educação étnico-racial, formação, pesquisa, extensão e experiência da prática docente (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6655d27e76c4c_28052024094758.pdf" "created_at" => "2024-05-22 15:56:22" "updated_at" => "2024-05-28 09:47:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIK DÊNIO GOMES DE OLIVEIRA FILHO" "autor_nome_curto" => "ERIK DÊNIO" "autor_email" => "erik.oliveira@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-de-estudos-da-complexidade-e-vi-abril-indigena" "edicao_nome" => "Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena" "edicao_evento" => "IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cec/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66546ac18c9c6_27052024081305.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-17 11:58:18" "publicacao_id" => 109 "publicacao_nome" => "Revista CEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-000-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }