FORMAÇÃO, VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS DO PIBID INTERDISCIPLINAR LIBRAS-PORTUGUÊS COM ALUNOS SURDOS DO CAS-MOSSORÓ-RN
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107548 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 857 "inscrito_id" => 2585 "titulo" => "FORMAÇÃO, VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS DO PIBID INTERDISCIPLINAR LIBRAS-PORTUGUÊS COM ALUNOS SURDOS DO CAS-MOSSORÓ-RN" "resumo" => "O presente artigo relata as experiências das atividades desenvolvidas no PIBID Interdisciplinar Libras-Português, com alunos surdos do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS) na cidade de Mossoró-RN, visto que o PIBID teve grande importância para nossa formação enquanto futuras professoras de Libras, pois através do PIBID pudemos vivenciar a realidade do cotidiano escolar na prática, atuando em diversos contextos, conhecendo a realidade dos alunos. Temos como objetivo apresentar algumas atividades desenvolvidas com os alunos surdos do CAS, através da nossa participação no PIBID Interdisciplinar Libras-Português entre 2022-2024. Os autores que fundamentam este trabalho são: Quadros (2008); Perlin (2010); Freire (2011), Tardif (2014). Partindo de uma pesquisa de abordagem qualitativa do relato de experiência de duas alunas do curso de Letras-Libras da UFERSA campus CARAÚBAS-RN. A partir dos resultados obtidos, constatou-se a importância dessas atividades realizadas na qual, nos permitiu vivenciar e obter experiências significativas, enquanto alunas em formação, adentrando no contexto escolar por meio do PIBID interdisciplinar. Por fim, destacamos a relevância das atividades do subprojeto PIBID Interdisciplinar/LIBRAS para o aperfeiçoamento do aprendizado desses alunos surdos e também para formação dos futuros docentes de Libras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID2585_TB857_29032024153959.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE JESUS DE MOURA SOUZA" "autor_nome_curto" => "Maria de Jesus" "autor_email" => "maria.souza23220@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107548 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 857 "inscrito_id" => 2585 "titulo" => "FORMAÇÃO, VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS DO PIBID INTERDISCIPLINAR LIBRAS-PORTUGUÊS COM ALUNOS SURDOS DO CAS-MOSSORÓ-RN" "resumo" => "O presente artigo relata as experiências das atividades desenvolvidas no PIBID Interdisciplinar Libras-Português, com alunos surdos do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS) na cidade de Mossoró-RN, visto que o PIBID teve grande importância para nossa formação enquanto futuras professoras de Libras, pois através do PIBID pudemos vivenciar a realidade do cotidiano escolar na prática, atuando em diversos contextos, conhecendo a realidade dos alunos. Temos como objetivo apresentar algumas atividades desenvolvidas com os alunos surdos do CAS, através da nossa participação no PIBID Interdisciplinar Libras-Português entre 2022-2024. Os autores que fundamentam este trabalho são: Quadros (2008); Perlin (2010); Freire (2011), Tardif (2014). Partindo de uma pesquisa de abordagem qualitativa do relato de experiência de duas alunas do curso de Letras-Libras da UFERSA campus CARAÚBAS-RN. A partir dos resultados obtidos, constatou-se a importância dessas atividades realizadas na qual, nos permitiu vivenciar e obter experiências significativas, enquanto alunas em formação, adentrando no contexto escolar por meio do PIBID interdisciplinar. Por fim, destacamos a relevância das atividades do subprojeto PIBID Interdisciplinar/LIBRAS para o aperfeiçoamento do aprendizado desses alunos surdos e também para formação dos futuros docentes de Libras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID2585_TB857_29032024153959.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE JESUS DE MOURA SOUZA" "autor_nome_curto" => "Maria de Jesus" "autor_email" => "maria.souza23220@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }