Este trabalho busca discutir a dificuldade e desafios que Pessoas com Deficiência - PCD’s enfrentam ao ingressarem em ambientes escolares para aprender uma segunda língua/idiomas e como esse enfrentamento vem ao encontro de barreiras de inclusão para sua auto aceitação – principalmente para aqueles àqueles que possuem dificuldade de fala, pois segundo a Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015 que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) da Pessoa com Deficiência, estas práticas são conceituadas como barreiras atitudinais, atitudes ou comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Assim, o objetivo desta pesquisa é o de catalogar e mostrar a dificuldade que os PCD’s com dificuldade de fala enfrentam para aprender outros idiomas/línguas diferentes da sua língua materna. A metodologia é de cunho qualitativo com embasamento teórica-metodológico em pesquisas, dialogadas com alguns autores, como Vygotsky (2015); Dias (2021); Keysar (2012); Kobolt & Mira (2015); Saussure (2001) e Ganschow e Sparks (1995) onde será discutido a dificuldade de aprender outras línguas/Idiomas com baseamento não somente nos autores como também em entrevistas para um melhor entendimento do assunto referente. Portando este trabalho será uma forma de trazer reflexão e entendimento sobre as dificuldades dos PCD’s com dificuldade de fala aprender outras línguas/idiomas.