No ensino de Química, a abordagem focada em situações concretas do cotidiano, destacando-se como essa ciência é fundamental para a nossa rotina diária, possibilita romper as barreiras da sala de aula tradicional e atribuir novos sentidos e significados a conceitos e modelos teóricos. Esse tipo de metodologia desperta o fascínio e curiosidade nos educandos, além de se constituir de oportunidades potencializadoras de uma aprendizagem significativa, em que os discentes são direcionados a conectar conteúdos teóricos à execução prática, trabalhando-se a Química em um contexto real e específico do dia a dia. Nesta direção, realizou-se na Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral Filgueiras Lima, Iguatu - Ceará, um projeto de extensão com objetivo de promover a aprendizagem dos alunos e alunas, utilizando-se produtos de limpeza como tema gerador. Foram realizadas aulas experimentais e oficinas de fabricação de sabão em barra e líquido, detergente, desinfetante, água sanitária etc. Em cada ação realizada, além de se trabalhar aspectos químicos teórico-práticos, buscou-se também inserir a temática ambiental, o uso apropriado e seguro de produtos de limpeza e os custos financeiros de cada operação de fabricação. A abordagem interdisciplinar foi enfatizada, estimulando os estudantes a refletirem sobre as implicações sociais e ambientais de suas escolhas. Os resultados evidenciaram um aumento significativo no interesse e na participação dos discentes na realização das atividades. É possível afirmar, com base em depoimentos dos discentes e professoras da escola, que a possibilidade de criar algo palpável e útil serviu como elemento motivador, despertando entusiasmo e engajamento nas aulas. Essa abordagem de ensino possibilitou a (res)significação de conteúdos químicos que normalmente são apresentados apenas de forma teórica e descontextualizada, facilitando assim a consolidação de uma percepção da Química como parte integrada e indispensável da vida humana contemporânea.