Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A QUÍMICA DOS PRODUTOS DE LIMPEZA: APRENDENDO, FABRICANDO E EXPLORANDO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111901
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4311
    "inscrito_id" => 4682
    "titulo" => "A QUÍMICA DOS PRODUTOS DE LIMPEZA: APRENDENDO, FABRICANDO E EXPLORANDO"
    "resumo" => "No ensino de Química, a abordagem focada em situações concretas do cotidiano, destacando-se como essa ciência é fundamental para a nossa rotina diária, possibilita romper as barreiras da sala de aula tradicional e atribuir novos sentidos e significados a conceitos e modelos teóricos. Esse tipo de metodologia desperta o fascínio e curiosidade nos educandos, além de se constituir de oportunidades potencializadoras de uma aprendizagem significativa, em que os discentes são direcionados a conectar conteúdos teóricos à execução prática, trabalhando-se a Química em um contexto real e específico do dia a dia. Nesta direção, realizou-se na Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral Filgueiras Lima, Iguatu - Ceará, um projeto de extensão com objetivo de promover a aprendizagem dos alunos e alunas, utilizando-se produtos de limpeza como tema gerador. Foram realizadas aulas experimentais e oficinas de fabricação de sabão em barra e líquido, detergente, desinfetante, água sanitária etc. Em cada ação realizada, além de se trabalhar aspectos químicos teórico-práticos, buscou-se também inserir a temática ambiental, o uso apropriado e seguro de produtos de limpeza e os custos financeiros de cada operação de fabricação. A abordagem interdisciplinar foi enfatizada, estimulando os estudantes a refletirem sobre as implicações sociais e ambientais de suas escolhas. Os resultados evidenciaram um aumento significativo no interesse e na participação dos discentes na realização das atividades. É possível afirmar, com base em depoimentos dos discentes e professoras da escola, que a possibilidade de criar algo palpável e útil serviu como elemento motivador, despertando entusiasmo e engajamento nas aulas. Essa abordagem de ensino possibilitou a (res)significação de conteúdos químicos que normalmente são apresentados apenas de forma teórica e descontextualizada, facilitando assim a consolidação de uma percepção da Química como parte integrada e indispensável da vida humana contemporânea."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4682_TB4311_26102024224228.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA DE SENA GUSMÃO"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amanda.gusmao@prof.ce.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111901
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4311
    "inscrito_id" => 4682
    "titulo" => "A QUÍMICA DOS PRODUTOS DE LIMPEZA: APRENDENDO, FABRICANDO E EXPLORANDO"
    "resumo" => "No ensino de Química, a abordagem focada em situações concretas do cotidiano, destacando-se como essa ciência é fundamental para a nossa rotina diária, possibilita romper as barreiras da sala de aula tradicional e atribuir novos sentidos e significados a conceitos e modelos teóricos. Esse tipo de metodologia desperta o fascínio e curiosidade nos educandos, além de se constituir de oportunidades potencializadoras de uma aprendizagem significativa, em que os discentes são direcionados a conectar conteúdos teóricos à execução prática, trabalhando-se a Química em um contexto real e específico do dia a dia. Nesta direção, realizou-se na Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral Filgueiras Lima, Iguatu - Ceará, um projeto de extensão com objetivo de promover a aprendizagem dos alunos e alunas, utilizando-se produtos de limpeza como tema gerador. Foram realizadas aulas experimentais e oficinas de fabricação de sabão em barra e líquido, detergente, desinfetante, água sanitária etc. Em cada ação realizada, além de se trabalhar aspectos químicos teórico-práticos, buscou-se também inserir a temática ambiental, o uso apropriado e seguro de produtos de limpeza e os custos financeiros de cada operação de fabricação. A abordagem interdisciplinar foi enfatizada, estimulando os estudantes a refletirem sobre as implicações sociais e ambientais de suas escolhas. Os resultados evidenciaram um aumento significativo no interesse e na participação dos discentes na realização das atividades. É possível afirmar, com base em depoimentos dos discentes e professoras da escola, que a possibilidade de criar algo palpável e útil serviu como elemento motivador, despertando entusiasmo e engajamento nas aulas. Essa abordagem de ensino possibilitou a (res)significação de conteúdos químicos que normalmente são apresentados apenas de forma teórica e descontextualizada, facilitando assim a consolidação de uma percepção da Química como parte integrada e indispensável da vida humana contemporânea."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4682_TB4311_26102024224228.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA DE SENA GUSMÃO"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amanda.gusmao@prof.ce.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No ensino de Química, a abordagem focada em situações concretas do cotidiano, destacando-se como essa ciência é fundamental para a nossa rotina diária, possibilita romper as barreiras da sala de aula tradicional e atribuir novos sentidos e significados a conceitos e modelos teóricos. Esse tipo de metodologia desperta o fascínio e curiosidade nos educandos, além de se constituir de oportunidades potencializadoras de uma aprendizagem significativa, em que os discentes são direcionados a conectar conteúdos teóricos à execução prática, trabalhando-se a Química em um contexto real e específico do dia a dia. Nesta direção, realizou-se na Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral Filgueiras Lima, Iguatu - Ceará, um projeto de extensão com objetivo de promover a aprendizagem dos alunos e alunas, utilizando-se produtos de limpeza como tema gerador. Foram realizadas aulas experimentais e oficinas de fabricação de sabão em barra e líquido, detergente, desinfetante, água sanitária etc. Em cada ação realizada, além de se trabalhar aspectos químicos teórico-práticos, buscou-se também inserir a temática ambiental, o uso apropriado e seguro de produtos de limpeza e os custos financeiros de cada operação de fabricação. A abordagem interdisciplinar foi enfatizada, estimulando os estudantes a refletirem sobre as implicações sociais e ambientais de suas escolhas. Os resultados evidenciaram um aumento significativo no interesse e na participação dos discentes na realização das atividades. É possível afirmar, com base em depoimentos dos discentes e professoras da escola, que a possibilidade de criar algo palpável e útil serviu como elemento motivador, despertando entusiasmo e engajamento nas aulas. Essa abordagem de ensino possibilitou a (res)significação de conteúdos químicos que normalmente são apresentados apenas de forma teórica e descontextualizada, facilitando assim a consolidação de uma percepção da Química como parte integrada e indispensável da vida humana contemporânea.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.