REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
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Como percurso metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa, onde os dados foram gerados a partir das narrativas dos estudantes sobre as memórias que tinham das aulas de matemática, quando ainda frequentavam a Educação Básica. A Análise Paradigmática de Narrativas, com base nos estudos de Bolivar (2002), foi a metodologia adotada para a análise dos dados gerados. A utilização de narrativas possibilitou, para os alunos, a construção de diversos olhares, fruto de um processo reflexivo, contribuindo assim para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Narrar não é apenas a socialização das memórias. Ao compartilhar suas memórias, os alunos reconstroem sua compreensão do que vivenciaram, refletem o presente e perspectivam o futuro. Assim, ao propor a reflexão das memórias abre-se caminho para uma estratégia de formação inicial de pedagogos que privilegia a auto-reflexão, uma auto-formação, em busca da constituição de uma identidade profissional crítica e reflexiva." 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