AS CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS DO SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109454 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 832 "inscrito_id" => 5464 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS DO SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA." "resumo" => "O presente trabalho tem por finalidade abordar o serviço de orientação educacional, destacando as contribuições das práticas dos profissionais que atuam nesse contexto, com ênfase na perspectiva da educação especial e inclusiva. Fundamentado no referencial teórico embasado em pesquisas bibliográficas de artigos científicos que abordam a educação especial inclusiva e o papel do orientador educacional. Perpassando pela historicidade da educação especial, compreende-se que a legislação nacional destaca que a educação especial está fundamentada nos princípios da inclusão e igualdade de oportunidades, com o propósito de assegurar que todo estudante, independentemente de suas habilidades, dificuldades e desafios, tenha acesso a uma educação de qualidade e seja integrado à comunidade escolar. Sob essa perspectiva, a educação especial é conceituada como uma modalidade de ensino especializado que oferece um conjunto de práticas educacionais inclusivas aos alunos com deficiência, tendo como objetivo compreender e atender às necessidades específicas desses estudantes, abrangendo aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sensoriais, garantindo um ambiente educativo inclusivo adaptado às particularidades individuais. Esta modalidade de ensino que já perpassou por várias mudanças e progressos, encontra-se, ainda em estágio de amadurecimento, com base nas legislações inclusivas vigentes. Diante desse cenário, destaca-se a relevância da participação do profissional de orientação educacional, que pode fundamentar seus saberes nas áreas de psicologia e de psicopedagogia. Conclui-se que esses profissionais devem se comprometer com os desafios presentes na prática da educação especial, fortalecendo pontes de igualdade de direitos nas relações entre estudantes típicos e atípicos, auxiliando nas adaptações de atividades escolares e necessidades específicas, colaborando com docentes e família. Nesse contexto de inclusão educativa, entende-se portanto, o profissional de orientação educacional desempenha um papel importante na promoção de inclusão na comunidade escolar, favorecendo, a assim a eminência de um ambiente de acolhimento, respeito, autonomia, com desenvolvimento integral e exercício de seus direitos de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5464_TB832_22102024005923.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KESSIA LUZIA DOS PASSOS" "autor_nome_curto" => "KESSIA" "autor_email" => "kessiapassos@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109454 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 832 "inscrito_id" => 5464 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS DO SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA." "resumo" => "O presente trabalho tem por finalidade abordar o serviço de orientação educacional, destacando as contribuições das práticas dos profissionais que atuam nesse contexto, com ênfase na perspectiva da educação especial e inclusiva. Fundamentado no referencial teórico embasado em pesquisas bibliográficas de artigos científicos que abordam a educação especial inclusiva e o papel do orientador educacional. Perpassando pela historicidade da educação especial, compreende-se que a legislação nacional destaca que a educação especial está fundamentada nos princípios da inclusão e igualdade de oportunidades, com o propósito de assegurar que todo estudante, independentemente de suas habilidades, dificuldades e desafios, tenha acesso a uma educação de qualidade e seja integrado à comunidade escolar. Sob essa perspectiva, a educação especial é conceituada como uma modalidade de ensino especializado que oferece um conjunto de práticas educacionais inclusivas aos alunos com deficiência, tendo como objetivo compreender e atender às necessidades específicas desses estudantes, abrangendo aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sensoriais, garantindo um ambiente educativo inclusivo adaptado às particularidades individuais. Esta modalidade de ensino que já perpassou por várias mudanças e progressos, encontra-se, ainda em estágio de amadurecimento, com base nas legislações inclusivas vigentes. Diante desse cenário, destaca-se a relevância da participação do profissional de orientação educacional, que pode fundamentar seus saberes nas áreas de psicologia e de psicopedagogia. Conclui-se que esses profissionais devem se comprometer com os desafios presentes na prática da educação especial, fortalecendo pontes de igualdade de direitos nas relações entre estudantes típicos e atípicos, auxiliando nas adaptações de atividades escolares e necessidades específicas, colaborando com docentes e família. Nesse contexto de inclusão educativa, entende-se portanto, o profissional de orientação educacional desempenha um papel importante na promoção de inclusão na comunidade escolar, favorecendo, a assim a eminência de um ambiente de acolhimento, respeito, autonomia, com desenvolvimento integral e exercício de seus direitos de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5464_TB832_22102024005923.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KESSIA LUZIA DOS PASSOS" "autor_nome_curto" => "KESSIA" "autor_email" => "kessiapassos@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }