AVALIAÇÃO COMPARADA DA POLÍTICA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: UMA ANÁLISE À LUZ DAS METAS DO PNE 2024-2034
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109670 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1109 "inscrito_id" => 1232 "titulo" => "AVALIAÇÃO COMPARADA DA POLÍTICA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: UMA ANÁLISE À LUZ DAS METAS DO PNE 2024-2034" "resumo" => "O presente artigo objetiva apresentar a avaliação do processo de implantação e implementação da curricularização da extensão nos cursos de graduação de uma universidade do Nordeste brasileiro. Foi utilizado como referencial metodológico a pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, bibliográfico e documental, como suporte para o relato de experiência, bem como o referencial clássico da área de avaliação comparada. Inicialmente, é feita uma breve contextualização histórica a partir das políticas públicas regulatórias da metodologia e da prática extensionista universitária no Brasil e das práticas de atividades de extensão universitária no país, recorrendo a referenciais teóricos sobre metodologia e práticas extensionistas. Na sequência, refletimos sobre a curricularização da extensão, considerando as metas do PNE 2024-2034, a docência no ensino superior e o perfil do egresso. Dando continuidade, é discutido o processo de implantação e implementação da curricularização da extensão na universidade que foi campo da pesquisa, com base nas ações desenvolvidas até o processo de formalização dos currículos reformados. Apesar do processo de reforma nos currículos dos cursos que serão foco desta análise comparada estar finalizado, discussão ainda está sendo construída, a partir de reflexões sobre os limites, as possibilidades e as potencialidades, visto que o processo de implementação ainda está em curso. No entanto, considerando que o processo de reformulação curricular dos cursos integrantes desta análise comparada ainda está em construção, apresentamos resultados prospectivos, começando pela formalização da metodologia utilizada para a institucionalização, a formalização de normativas internas, a capacitação e orientação dos Núcleos Docentes Estruturantes – NDEs dos cursos, reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos – PPCs, com ênfase especialmente na estrutura curricular, nos aspectos metodológicos e avaliativo, no planejamento das etapas operacionais para a implantação nos cursos e a avaliação comparada das diferentes abordagens de reformulações curriculares adotadas por três distintas áreas do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1232_TB1109_29022024201135.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÁTIA CILENE DA SILVA MOURA" "autor_nome_curto" => "KÁTIA MOURA" "autor_email" => "katiacs@ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109670 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1109 "inscrito_id" => 1232 "titulo" => "AVALIAÇÃO COMPARADA DA POLÍTICA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: UMA ANÁLISE À LUZ DAS METAS DO PNE 2024-2034" "resumo" => "O presente artigo objetiva apresentar a avaliação do processo de implantação e implementação da curricularização da extensão nos cursos de graduação de uma universidade do Nordeste brasileiro. Foi utilizado como referencial metodológico a pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, bibliográfico e documental, como suporte para o relato de experiência, bem como o referencial clássico da área de avaliação comparada. Inicialmente, é feita uma breve contextualização histórica a partir das políticas públicas regulatórias da metodologia e da prática extensionista universitária no Brasil e das práticas de atividades de extensão universitária no país, recorrendo a referenciais teóricos sobre metodologia e práticas extensionistas. Na sequência, refletimos sobre a curricularização da extensão, considerando as metas do PNE 2024-2034, a docência no ensino superior e o perfil do egresso. Dando continuidade, é discutido o processo de implantação e implementação da curricularização da extensão na universidade que foi campo da pesquisa, com base nas ações desenvolvidas até o processo de formalização dos currículos reformados. Apesar do processo de reforma nos currículos dos cursos que serão foco desta análise comparada estar finalizado, discussão ainda está sendo construída, a partir de reflexões sobre os limites, as possibilidades e as potencialidades, visto que o processo de implementação ainda está em curso. No entanto, considerando que o processo de reformulação curricular dos cursos integrantes desta análise comparada ainda está em construção, apresentamos resultados prospectivos, começando pela formalização da metodologia utilizada para a institucionalização, a formalização de normativas internas, a capacitação e orientação dos Núcleos Docentes Estruturantes – NDEs dos cursos, reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos – PPCs, com ênfase especialmente na estrutura curricular, nos aspectos metodológicos e avaliativo, no planejamento das etapas operacionais para a implantação nos cursos e a avaliação comparada das diferentes abordagens de reformulações curriculares adotadas por três distintas áreas do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1232_TB1109_29022024201135.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÁTIA CILENE DA SILVA MOURA" "autor_nome_curto" => "KÁTIA MOURA" "autor_email" => "katiacs@ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }